sexta-feira, outubro 31, 2008

Os aumentos, do salário mínimo e nas sondagens...

Há uma coisa que me tem feito alguma confusão. Não é querer ser do contra, ou a favor (neste caso), mas existem três questões a fazerem-me confusão nas possíveis respostas:
- Afinal não será importante aumentar os salários, para que estes se afastem mais do limiar de pobreza?
- Os empresários dizem que o desemprego irá aumentar, mas não será que um trabalhador com um maior salário não terá mais motivação para trabalhar e daí produzir mais para a empresa?
- Falam da crise, mas um cidadão com salário melhorado não terá mais poder de compra e consequentemente ter menor dificuldade em ultrapassar a crise?
Será tão difícil somar 1+1 ou, neste caso, sou eu que não sei fazer contas?

Já agora, em relação à última sondagem a minha opinião continua a mesma. E esta nova sondagem vem dar voz aquilo que os portugueses (maioria), como eu, pensam sobre a política nacional e sobre os políticos.

5 comentários:

josé manuel faria disse...

Márcio são 24 euros por mês!

Os trabalhadores de salário mínimo rondam os 5%.

O "chefe" das PMEs ameaçou com despedimentos a torto e a direito. Gostei ( coisa rara) da resposta de Vieira da Silva ao dito cujo.

A maioria absoluta ronda os 45%. PS, 41.8%.
Uma deixa:
Francisco Louçã - O coordenador do BE continua a ser o líder mais popular na oposição!

Anónimo disse...

É claro que o salário mínimo tem de aumentar! Acho uma piada aos patrõezinhos que tentam fazer chantagem!!! Francamente!! Como é possível?!

Li disse...

Sabes, também já pensei nisso...e nesse caso ou estamos os dois enganados, ou então até acho que subir os ordenados será benéfico, porque assim as pessoas têm uma melhoria no poder de compra, logo os que vendem também vão ver os seus rendimentos algo melhorados que, assim, por sua vez, vão também melhorar o seu poder de compra e assim sucessivamente...não deveria isto ser bom, ou pelo menos um começo, para ultrapassar a crise? Ou sou eu que estou a pensar mal?...

bjitos

1/2Kg de Broa disse...

Analisaste a situação numa óptica do trabalhador, mas o problema é do lado da empresa. Que tem de pagar mais 5 contos por mês a cada trabalhador sem ver aumentar as suas receitas. Isso pode causar desequilíbrios no orçamento das empresas e fazer aumentar o desemprego (aposto que os trabalhadores de salário mínimo preferem ganha-lo como está do que ir para o desemprego).

É claro que isto também foi "empolado", porque cada empresa é um caso diferente, e se umas podem, outras que já tem salários em atraso não podem mesmo.

É bom que a tua mesada seja aumentada. Tens também é de contar se o teu pai a pode aumentar...

Maria Anjos Varanda disse...

politiquices que não se entendem..
isso é que é.

Beijos