segunda-feira, outubro 08, 2007

O jornalismo feito pela TVI

A pergunta coloca-se: será que vale a pena ter jornalismo fraco, mesmo que de borla? Ontem, no final do jogo do Leiria – Benfica, nas chamadas entrevistas rápidas (do qual estou contra a sua existência), o jornalista da TVI foi mal-educado e acima de tudo prestou um mal jornalismo!
Tem sido constantes os ataques da imprensa ao Benfica e às suas decisões (tanto de treinador como do presidente). Compreende-se, visto que o Benfica será provavelmente aquele clube que vende mais. Mas, curiosamente esta imprensa vem, acima de tudo, por parte da TVI. Se é apenas dos jornalistas ou se é uma questão de redacção isso já não se sabe.
Não só o Benfica tem sido constantemente atacado por perguntas totalmente impertinentes por partes desse órgão de comunicação social. Também Paulo Bento e Jesualdo Ferreira têm sido objectos de perguntas sem o mínimo de fundamento.
A TVI é o único canal a transmitir jogos em canal aberto nos jogos da BWIN Liga. Já o faz à uns anos… Fazem relatos desportivos que uma criança de 10 anos fazia bem melhor! Depois nos finais dos jogos e nas conferências de imprensa é o que se vê – não há uma pergunta que se diga digna de um bom jornalista, já em relação ao mau… talvez ganhe um Nobel! Será que a TVI merece ter a exclusividade?! Será que a Federação não pode intervir nesta questão?! É degradante ouvir um relato de um jogo de futebol por parte da TVI.
Atenção! Não estou a questionar o falta de profissionalismo, porque em outras áreas, talvez o façam bem (não sei, não vejo)…

22 comentários:

Anónimo disse...

A TVI é um canal a evitar.

Só vejo quando há futebol.

No canal1, aquele Paulo Catarro aos gritos também não gosto.

Até parece que não estamos a ver o jogo.

Os comentário deveriam ser apenas estratégicos/tácticos e não relatar como se tratasse de uma rádio.

1/2Kg de Broa disse...

Para mim, futebol é na RTP1. O Carlos Daniel deve ser o melhor jornalista/locutor/relatador/conhecedor de futebol.

Mas em relação à entrevista de ontem do Camacho, houve ali uma precipitação por parte dele. Está bem que a conversa foi toda à volta dos 2 avançados, mas houve uma vez que o jornalista que perguntou o que tinha achado do nuno gomes em particular e o camacho respondeu "outra vez?!" com uma vez de desenho animado.
Mas não deixou de ser uma entrevista de merda.

SILÊNCIO CULPADO disse...

A mediocridade televisiva não é obra do acaso. E, por isso, não está só na TVI e neste caso concreto que relatas mas, de uma forma geral, em todos os canais generalistas. A regra é sempre esta: ganhar dinheiro, fidelizar o espectador incutindo-lhe um gosto circense que o faz contentar-se com tempos de antenas mediocres e nadar ao sabor da corrente para não ter grandes preocupações. E enquanto isso, os grandes problemas nacionais passam ao lado, os portugueses desmobilizam-se e não vão votar. Mas pelo menos, e pela lógica do poder instituído, não vão votar fora do centrão.

vf disse...

Isto nós temos profissionais jornalísticos que ..ui..ui...
Não é de agora,infelizmente.

vf disse...

Lembrei-me agora do outro pátó,comentador futebilístico conhecido na praça, que afirmou na época passada,aquando do jogo contra o Benfica,que "o Braga mostrou o que vale um clube da província!" Província!?!?...O senhor....actualize-se,sim!

Resgate Salta disse...

TV..quê?

Sol da meia noite disse...

Mas olha que talvez seja o caso de questionar mesmo a falta de profissionalismo.
Claro que há muito interesse subjacente, mas um profissional que se preze...

Beijinho!

Susana Júlio disse...

Acho que em muitas áreas da tv há mau profissionalismo a dar com o pau! Há muitos filhos e enteados a entra neste mundo do espectáculo e vedetismo e nem sempre sinónimo de profissionalismo!

:)

Cavaleiro de Estugarda disse...

Márcio hoje em dia o que é bom paga-se...Spottv...

Julieta disse...

Sabes o que tu estás a precisar Marcio?
Tas é a precisar de uma prima que te indique bons caminhos, porque já vi que a tua rica Tia num está a dar conta do recado... é que tu és um bom rapaz, com bons sentimentos, mas esse teu clube num está com nada! Prontus ok e nomeio-me tua prima... segue o meu pensamento, tudo o que nos faz sonhar é de que cor? Azul... CLARO... O mar é AZUL, o céu é azul... ;) pensa nisso!
Mas ok eu compreendo a tua inquietação sobre o que se vê na tv... mas não é só no futebol é na generalidade.

Beijinhos com carinho

mymind disse...

lol realmente os jornalistas as vezes sao irritantes.
bjts

Calimera disse...

Pois, muita tinta correria neste teutexto.
Os jornalistas recentes, ainda não perceberam muito bem o que é o jornalismo. Nota-se não só na TVI como nas demais estações.
Perdeu-se o respeito. No outro dia falavam da SIC quando cortaram a entrevista do Santana Lopes por causa da chegada do Mourinho. Não se faz, realmente um mau momento, mas a culpa também não é só do jornalista, mas do director que naquele momento dirigia a estação. Mais.. estava a dar um filme na TVI e sem avisarem, sem informarem, pura e simplesmente cortaram o filme para darem inicio ao noticiário da noite, mais cedo, por causa do futebol.
Acho isto uma falat de respeito de organização.
Tinham por obrigação de perceber se era ou não viável a passagem do filme e não sendo (como foi o causo) punham palha, mas nãi emitiam essa sessão de cinema.
Como estas haverá muitas mais, mas que vão passando despercebidas.
No entanto rapaz e porque já estou a melgar de mais vira-te para o Azul, é tão bonito.... azul e branco, celestial, paz
Vermelho... infermo :)
Segue os conselhos da tua "prima" :) ela tem razão....
Acho que deixei de ser melgada e passei a dinausaura :)

Beijinho bué de grande

vf disse...

Márcio
desculpa lá abusar do teu canto para interpelar aqui a tua auto-nomeada prima:
Por a caso a menina sabe de que clube é aqui a tia, hã?

Anónimo disse...

Não vejo a TVI. Nunca gostei deste canal de televisão. Muito sensacionalismo e estupidez :)
Quanto ao Benfica, meu vizinho, concordo com a "prima" e a nossa calimera: Viva o Porto, carago :)
Bjs.

quintarantino disse...

Não sei, não vi... mas, também, aqui por estes lados em tons de azul. Mas eu compreendo a sua indignação. Ás vezes também a sinto.

Sílvia disse...

A TVI é daqueles canais que, pessoalmente, evito ver. Salvo raras excepções (quando faço zapping e por acaso há alguma coisinha que me possa interessar) não costumo mesmo ver este canal porque torna-se deprimente a quantidade de choro durante o dia nos vários programas. Desgraças há em todo o lado. É bom ajudarem uma pequena gota num imenso oceano, mas a programação acaba por se tornar tão enfadonha! Quanto ao futebol, não me posso pronunciar porque não tenho conhecimento suficiente. Mas, ainda assim, basta olhar para o jornal da noite e facilmente identificamos, mesmo sem olhar para o cantinho do ecran, quando se trata da TVI.. :P

Beijinho

*Um Momento* disse...

Olá , viva :)

Era eu uma espectadora assiduississima da tvi no seu inicio
Contudo com o passar do tempo, fui "cansando"
Hoje confesso... "passo os olhos".
De novelas , a concursos , de big's a noivos... haja pachorra...
Futebol, relatos...jornalistas...acho que o meu filho faria não sei quantas vezes melhor...
Portanto ... está dada a minha opinião;o)
Deixo um sorriso ,desejando uma noite serena
Beijo ... em ti
(*)

RDSER disse...

Olá Marcio,
Eu particularmente gosto muito de ver jornal,pena que são forçados a se limitar.
Bjim

Tiago R Cardoso disse...

Eu gosto, um dia destes estava com pouco sono, entusiasmado a ver o meu clube, como estava a jogar pessimamente, o excelente relato permitiu que eu adormecesse, um grande bem aja à TVI.

Daniella disse...

Eu sei que não queres culpar os jornalistas, mas eu acho que o problema está mesmo aí… Infelizmente não é só em relação ao futebol que se ouvem questões e comentários sem fundamento (para não dizer ridículos) … por isso eu acho que o problema passa pela formação (pessoal e académica) dos jornalistas…

Visão Caleidoscópica disse...

Pois....
O jornalismo, o profissionalismo, a imparcialidade, os dinheiros e interesses que estão por trás de cada notícia.....
Ai...ai...
Já não há o "!amor à camisola!"
Tanta tinta correria sobre este tema, que não haveria blog que chegasse.
E eu até sou do Benfica!
Isto sem provocação nenhuma aos senhores acima....do Porto.
Mas caramba!
Lagarto...lagarto...lagarto!!!
Beijos Márcio e até mais.....

*Um Momento* disse...

Passo, sorrio, e te retribuo um abraço no teu lindo abraço fechado:)))
Dia muito lindo te desejo
Beijo terno:))
(*)