domingo, junho 29, 2008

E esta heim!?...!!

Porque, às vezes, também sabe dizer umas coisas sérias… aqui deixo-vos a crónica de hoje do Ricardo Araújo Pereira no jornal A BOLA.

Há coincidências engraçadas. O leitor que siga, se puder, esta extraordinária sequência de acontecimentos:

1 A direcção do Benfica convocou uma assembleia geral para pedir aos sócios que aprovassem a criação do Canal Benfica.

2 O Canal Benfica pretenderá, naturalmente, transmitir os jogos do Benfica.

2 e meio Como é do conhecimento comum, os jogos do Benfica são a única coisa que realmente interessa ver na televisão.

3 O principal prejudicado com a criação do Canal Benfica será a Sport TV, que perde a única coisa que realmente interessa ver na televisão (ver ponto 2 e meio).

4 No dia da assembleia geral, três jornais (Diário de Notícias, O Jogo e Jornal de Notícias) publicaram, em manchete, uma notícia segundo a qual o Benfica iria perder 6 pontos por ordem da FIFA, e arriscaria descer de divisão porque a direcção (a mesma que queria criar o Canal Benfica) teria tido a incompetência de não recorrer de um castigo — e todos sabemos, desde há uns meses, que não recorrer de castigos é sinal de incompetência.

5 Por uma daquelas coincidências incríveis, todos os jornais (Diário de Notícias, O Jogo e Jornal de Notícias) que publicaram a notícia pertencem ao mesmo grupo empresarial que detém a Sport TV (ver, com redobrado interesse, o ponto 3).

6 A notícia, por uma daquelas coincidências incríveis, era falsa.

7 Dos três jornais que deram a notícia (Diário de Notícias, O Jogo e Jornal de Notícias), só um contactou (Diário de Notícias) o Benfica para fazer aquilo a que se chama, em jornalismo, trabalho decente.

8 Tendo o Benfica desmentido, com documentos, a notícia, o jornal em causa (Diário de Notícias) ficou com uma não-notícia em mãos, o que não impediu o jornal de fazer manchete.

9 Por uma daquelas coincidências incríveis, os jornais que não contactaram o Benfica são do Porto.

10 No Jornal de Notícias, os jornalistas (digamos assim) Nuno Amaral e Vítor Santos escreveram: «O Benfica vai perder seis dos 52 pontos conquistados na edição de 2007/08 da Liga portuguesa. O castigo aplicado pela FIFA ao clube da Luz (…) é irreversível.» Não é «poderá perder» ou «está em risco de perder». O que se diz é que a decisão está tomada e é irreversível. Talvez seja bom voltarmos a ver o ponto 6.

3 comentários:

Um Momento disse...

Por essas e por outras cada vez menos ligo ao futebol:)))))))

Meu Amigo...deixo-te um beijo Gigante, pois vou de fèrias mas não podia ir sem te abraçar com imenso carinho!
Tudo de muito bom desejo e... até já!!

:)))))))))

(*)

Anónimo disse...

Apenas provaram um pouco do vosso veneno...Não gostam? Temos pena!

Luis Filipe Castro Oliveira disse...

Até agora não vi ninguém a comentar o “grande” e novo projecto do Benfica – o Canal Benfica. Para além de ser um serviço pago, não tenho grandes esperanças quanto aos seus conteúdos televisivos. Podemos esperar do Canal Benfica mais um “sucesso” à semelhança do que foi a Operação Coração? Será apenas um canal de TV para que Luis Filipe Vieira consiga fazer boa figura? Será apenas um canal de TV para fazer do Benfica um verdadeiro clube da primeira Liga? Não será apenas um canal para disfarçar os péssimos resultados desportivos?
Acredito que o novo canal do Benfica não passará de uma RTP Memória ou de um canal História.
Afinal de contas, qual a finalidade deste canal televisivo?