sábado, setembro 30, 2006

Pequena Reflexão... Sobre a prespectiva referente à exploração do espaço


Os voos espaciais têm sido cada vez mais frequentes e com ascendentes investimentos nos últimos anos, isto devido sobretudo a uma maior tentativa de descoberta do Universo, aquilo que vai além do planeta Terra.
A NASA, uma agência do governo americano que é responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial, entre elas a famosa ida a Lua é a mais conhecida a nível mundial. Hoje em dia, trabalha com a Agência Espacial Europeia e Russa, entre outras agências e países, pelo qual é designada por Estação Espacial Internacional.
Se por um lado estes voos espaciais reflectem de certa forma uma evolução fantástica que tem havido na ciência e na tecnologia a nível mundial, onde está à vista de qualquer um a sua importância que tem nos tempos modernos com os aparelhos que existem para servir o Homem (maquinaria que o substitui para esforços maiores e que somente o Homem não seria capaz de o fazer) e para a sua manutenção, bem-estar pessoal e físico e saudável (como aparelhos de manutenção física, corações artificiais, próteses, casa inteligente, automóveis). Por outro há quem defenda também que isto não passa de extravagâncias milionárias gastas por uma Agência que é financiada por entidades mundiais que poderiam ser gastas para o combate de realidades como a pobreza, terrorismo, doenças… Daí impõe-se a pergunta: como poderá ser possível ser gasto fortunas em exploração extra-terrestres, quando na Terra existe pessoas a morrerem por não terem de comer, pessoas a morrerem inocentes devido a guerras e doenças que se poderiam curar se houvesse dinheiro?
Mas infelizmente as grandes nações poderosas, como é exemplo os Estados Unidos e o Japão, e a própria União Europeia estão mais interessados explorar o Mundo do que tratar dos problemas no nosso planeta.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concordo contigo, os países explorados desde o tempo do colon ialismo sofrem.

Migas-o-Sapo disse...

Pois eu vou um bocadinho mais além. Isto é como o governo (no sentido de governação) do nosso país: parece-me que não tem lógica nenhuma estoirar rios de dinheiro em extravagâncias inúteis, como TGV's, ainda mais autoestradas e estádios de futebol, entre outras infraestruturas de interesse secundário ou terciário, quando há um desemprego gritante, fala-se de novo em fome, fecham-se escolas e hospitais, as reformas não estão garantidas entre muitos outros graves problemas que necessitam de resolução urgente. Não faz mal, há os futebóis e referendos ao aborto para nos desviar as atenções.
Do mesmo modo, a busca pelo conhecimento é muito importante mas desde que não ponha em causa questões cruciais, sob o risco de se tornar numa extravagância. Acho que não se devia gastar dinheiro nisso enquanto uma pessoa que fosse no Mundo passasse fome.