quarta-feira, novembro 28, 2007

Errata e respectiva defesa

Ontem à tarde recebi uma mensagem no MSN de um antigo colega de escola para me dirigir ao seu blog.


Então é assim. Fui acusado de plágio pelo stubby_boardman. Este senhor simplesmente decidiu acusar-me, e até de certa forma me ameaçar sem sequer se dar ao trabalho de entrar em contacto comigo para apurar o que se tinha passado.


A base desta acusação é a imagem que publiquei no dia 21 do presente mês, e que podem ver aqui. O texto da acusação pode ser lido aqui: Vivam os copyrights.


Assim sendo, venho esclarecer os meus leitores do seguinte:
- Em mais de um ano dentro da blogosfera, é a primeira vez que sou acusado de alguma coisa.
- É verdade que não fui eu que criei a imagem, mas não é menos verdade de que a imagem em causa não está assinada.
- Segundo a pessoa defraudada e diz que os direitos de autor lhe pertence, afirmou que eu tirei a imagem do seguinte link: Assinatura de stubby_boardman (do qual agora está com copyright, o que curiosamente foi mudado enquanto estava a escrever este texto). Isto não corresponde minimamente à verdade. E quem me tem acompanhado certamente que isto lhe provocará alguma gargalhada, pois sabem que não sou pessoa para gostar e andar por este tipo de site ou fórum. Perguntei ao senhor em questão se teria publicado a dita sua imagem noutro sítio, do qual me garantiu que não o tinha feito. Não sendo obrigação minha, informei-o do sítio onde tinha retirado a imagem. Até hoje ainda não voltou a contactar-me. Não ia divulgar o nome do sítio, mas como as coisas mudaram aqui fica: (e na data da publicação deste texto, o sítio está indisponível) wareztuga.
- Depois da publicação da acusação, recebi várias mensagens anónimas muito pouco agradáveis, e como prova disso podem ler com os vossos próprios olhos.




Acreditem que me sinto muito triste com tudo isto. Contudo, não vai ser isto que me vai fazer desistir de continuar a escrever…

23 comentários:

1/2Kg de Broa disse...

Infelizmente estamos sujeitos a estas coisas, mas é fácil de ver que para retirar aquele copyright da imagem sem se notar era preciso ser muito bom a trabalhar no Photoshop.

stubby_boardman disse...

1º - Não o acusei, referi que a imagem em causa fora criada por mim.

2º - Gostaria que citasse a parte em que foi ameaçado, porque na realidade não me lembro de tal acontecimento.

3º - Não afirmei que tirara a imagem daquele link, apenas inquiri onde a havia encontrado e indiquei-lhe o sítio onde a havia postado.

4º - O copyright foi colocado justamente por sua sugestão.

5º - Gostaria que não gozasse com os meus gostos de Pokémon, porque também não lhe ando a mandar bitaites sobre João Pedro Pais e Mafalda Veiga.

6º - Como já foi explicado, os comentários em causa não foram enviados por mim, mas parece isso não foi compreendido, nem sequer após um sincero pedido de desculpas.

7º - Tenho pena que tenha entendido o assunto com hostilidade e que tenha sequer referido a situação.

Cordialmente:
JP

Samuel Vidinha disse...

Nao ligues a isso...

Eu j� passei pelo mesmo...

E tal como tu, sem qualquer culpa...

Fica bem...

Anónimo disse...

A vida continua...

Márcio disse...

2º ponto: “Venho por este meio intimar…” apesar de não ser bom a português ainda sei alguns significados.

5º ponto: nem comento.

6º ponto: eu não disse que tinha sido você, mas tal como está provado é um facto que recebi. E não tem nada que pedir desculpa, já que diz que não foi você.

7º ponto: hostilidade? Não fui eu que comecei…

Mas por mim, o assunto morre aqui!

Anónimo disse...

Intimar
do Lat. intimare

v. tr.,
notificar;
tornar ciente;
citar para dia certo;

Não é intimidar... é intimar. Peço desculpa, mas o outro tem razão.

E também não acho que ele tenha sido hostil. Mas é so a minha opinião. Não me vou meter na conversa.

Anónimo disse...

ola Márcio!

Como tua grande amiga dou-te apoio nisto e estou do teu lado porque também eu passei por uma situação idêntica e na minha opinião nao te podem acusar de nada se a foto que tu colocaste aqui se encontra num sitio publico ao qual qualquer pessoa pode ter acesso. A pessoa em questão que te esta a acusar nao tem provas de nada, sabe que usaste a foto, mais nada.
fORÇA mÁRCIO... nao pares de escrever que nao seja isto que te vá impedir. bjinhos da Ana

joshua disse...

Márcio, mantém-te firme. Há imagens que podem ser usadas dentro de um novo contexto. Quem se arma aos cágados e se põe com minudências não compreendeu que se há quem não queira ver as suas imagens usadas pode aprender a impedi-lo na própria página.

Se elas estão disponíveis estão disponíveis. Tenho asco a anónimos, quando ainda não era experiente nisto, sofri de mais o assédio mal-cheirento de um que ainda hoje tenta atormentar-me sem conseguir.

Não ler. Rejeitar. Censurar. Ignorar, eis alguns princípios para que nunca demos o poder seja a quem for de nos perturbar sem quaisquer motivos.

Passa adiante. Triunfa sobre a merda.

Resgate Salta disse...

Ena pá. Tanto barulho por um coelho que morre "enflexado" num blog e "enforcado" noutro. Enterrem o coelho ou façam um ensopado de coelho.
A boa disposição vale mais que um boneco com ou sem copyright.

Maria Inácio disse...

Olá Marcio!!!
Tal e como refere o "joshua":
"Não ler. Rejeitar. Censurar. Ignorar, eis alguns princípios para que nunca demos o poder seja a quem for de nos perturbar sem quaisquer motivos."
Só veste a carapuça, a quem achar que lhe serve, acho que entendes.
Ainda há uns dias alguém me falava de que havia frequentemente uma pessoa que cometentava no seu blog, só para a insultar, eu disse exactamente o mesmo, neste mundo encontramos pessoas de todas as classes, temos de saber ser superiores a tudo isso, nunca faltando com o respeito a ninguém.
Aqui como na vida, temos de saber viver e deixar viver....
Acho que nunca deves de deixar fazer uma coisa que te dá prazer, em funçao seja de quem for.


Deixo-te um beijo e um desejo de continuaçao de boa semana.

*Um Momento* disse...

Óh Márcio óh eu aqui
Imagens há aos montes na net
Falo por mim , que não estando as imagens identificadas,qualquer pessoa as "saca" e as posta, eu própria tenho um blog com imagens ( fotos) minhas e não as "assinei"
Não será por isso que irei "intimar" alguém ...
Gostam da imagem... façam favor...
Sirvam-se, quem não quiser que isso aconteça que as assine ora!
Mau é mesmo "plagiar" textos, mas até esses lá vão sendo plagiados
Márcio...deixa lá isso meu Amigo
E nada de desistir!
Óh eu a dar uma trolitada em TI:))))
Chega aqui
Dá um abraço assim fechadinho a mim como só tu sabes dar:)))
Beijo IMENSO!!!
(*)

Sónia Costa disse...

Olha M�rcio, compreendo perfeitamente que n�o tenhas gostado nada disto. � um dos "sen�os" que t�m estas coisas das tecnologias. Eu penso que n�o h� raz�o para acontecerem situa�es deste g�nero. N�s, que temos os nossos blogs, devemos � partilhar experi�ncias e n�o acusar-nos. Todos estamos sujeiros a passar pelo mesmo que tu, como referiram aqui alguns colegas. � chato...Mas sabemos que qualquer pessoa ao ler os nossos textos pode tamb�m us�-los pessoalmente. Eu c� n�o me importo...Espero que fique tudo esclarecido; afinal n�o h� necessidade de andarem "pegados" por causa de um coelho....

Tiago R Cardoso disse...

Sinceramente Márcio, esquece e segue o teu caminho, parece-me assunto de pouco interesse.
O que interessa é que te mantenhas firme e a escrever.

quintarantino disse...

Caro amigo, a minha solidariedade. Aliás, Márcio, se precisares manda...

Anónimo disse...

OLÁ MARCIO. sabes eu tmb tiro as minhs imgens de outros locais e se no meto o autor de quem pertence a imgem é pq nao ta referido e nao sei a kem pertence ,mas no dia em que vierem reclamar eu tiro a imagem na boa. olh tmb a mim já me fizeram pior pois no mes de agosto deixei uma despedida ao cantor gregory k faleceu com apenas 23 anos e deixei a explicr tudo o k lhe aconteceu ,deixei o video e nem imaginas os comentarios k recebi até a gozarem de um pobre rapaz k já cá nao está para se defender :( há pessoas sem escrupulos nenhuns e te digo nesse mes pensei em acabar com o blog pq no suportei ver e ler k afinal ainda há tanta gente diabolica neste mundo. os comentarios apagaguei-os mas a magoa ficou. mas nao ligues nem desistas por cusa de pessoas k nao valem nada.
hje deixo uma brincadeira no meu blog :)
+______088880____0____0____088880
+____088888880___00__00___088888880
+___088888888880__0__0__088888888880
+___088888888880___00___088888888880
+____088888888880______088888888880
+____0888888888880_00_0888888888880
+_______0888888880_00_0888888880
+______08888888880_00_08888888880
+____0888888888880_00_0888888888880
+___08888888888880_00_08888888888880
+____0888888888880_00_0888888888880
+______08888888880____08888888880
+________08888880______08888880
+__________0880__________0880
+___________00____________00

*´¨)
¸.*´¸.*´¨)¸.*¨)
(¸.*´ (¸.*` * Beijos...
carla granja

Visão Caleidoscópica disse...

Oi Márcio!
Xiii...que situação chata.
Mas tenta resolver da melhor maneira possível e por favor não páres de escrever.
Gosto tanto de vir aqui....
Beijo doce em ti e um abração de solidariedade.
Até mais...

Marta Vinhais disse...

Olá, Márcio....eu também tiro imagens da Google para ilustrar os meus textos. Muitas vezes, essas imagens não referem o autor...
Tudo se resolve com calma e vejo que a tiveste...
Aparece por lá...
Até já
Beijos e abraços
Marta

Teresa David disse...

No início de estar na blogosfera tive um caso bem mais desagradável que este mas andei para a frente e por cá ando ainda.
Continua que para a frente é que é o caminho.
Bjs gds
TD

Anónimo disse...

bem é assim não me cria meter, ams vejo que talvez seja o melhor

1ºNão gostam de pokemon? O que é que isso interessa neste assunto....à e tal o gajo da imagem como joga pokemon é um freak que se vai a baixo por qualquer insulto que mandem

2ºaqui são mais, dizem o que vos apetece, mas e se forem para o nosso campo( www.pokeforum-pt.com ) ainda se riem da mesma maneira do stubby?

3ºcomo o Márcio(desculpe tratá-lo assim, apesar de não o conhecer de lado nenhum) disse: "por mim, o assunto morre aqui!", e eu concordo plenamente, voces apagam a imagem, o stubby não se mete mais nestas andanças(nem ele nem ninguém), e esquecemos, que os outros existem


Não é por chamar nomes aos outros que o assunto vai melhorar.... tentem resolver isto civilizadamente....

pensam que por não vos conhecer, vos posso tratar mal ou simplesmente "cuspir-vos na cara? não! pansam que por isto ser um blog, e não vida real, vos posso mandar pentear macacos? NÃO!

e como já disse em cima, não falem do que não sabem, porque pokemon é dos jogos mais dificies de se jogar "a sério" e ser dos melhores via online....querem gozar com alguma coisa? gozem com alguma coisa que todos concordem, tipo o preço da gasolina, ou a situação económica do país....agora pokemon....


bem...

sem mais para dizer, me despeço,

Link

maria inês disse...

uma palavra rápida... está tudo louco!!!

amigona avó e a neta princesa disse...

Deixo um abraço...

RDores disse...

Esse stubby_boardman, quer mudar o mundo!

Anónimo disse...

dei-xa la marcio o tipo ker s aproveitar de ti para ficar conhecido mas ele nem com dois blogs t chegara algum dia aos calcanhares por isso essa inveja toda