quinta-feira, novembro 08, 2007

A propósito do Orçamento de Estado 2008

É inegável que o debate foi ganho (mais uma vez) pelo actual Primeiro-ministro, José Sócrates.
Tive oportunidade de assistir ao debate pela TV, e há 3 ideias principais que me ficam marcadas.
Uma delas tem a ver que parece que estamos perante uma espécie de Pinto da Costa da política. Onde ninguém é capaz de lhe fazer frente, ou pelo menos não têm argumentos para tal. A única diferença é que o máximo de mandatos no governo é apenas 3. Se por um lado é verdade que ainda estamos a meio do 1º, por outro não é menos verdade que neste momento não existe ninguém capaz de fazer verdadeiramente frente ao Sócrates.
Ou talvez exista esse alguém… e aqui entra a segunda ideia. Seu nome é Francisco Louça. O problema dele é que está no partido errado para poder fazer realmente fazer frente e possivelmente conseguir derrotar o Primeiro-ministro. Sim, é verdade… neste momento é o único político que seria capaz de abalar a sério o governo. Mas como a nível nacional (ao contrário do local) o vira-casaca dá bastante nas vistas… resta ao Louça fazer aquilo que tem feito até hoje. Eu aprecio.
“E os outros”... Parece-me claro que são simplesmente assistentes de uma bancada que apenas têm o direito de falar. Mas que, no fundo, não dizem nada de jeito. Falo como é óbvio, entre os outros, do Santana Lopes.
Até agora não tomei em nomes de partidos, porque acho que as pessoas não o deviam fazer. Primeiro deviam olhar para a pessoa que está a dar a cara e só depois olhar para o partido de quem dá a cara.
Mas falar de Santana Lopes, é inevitável falar do PSD… partido que acho que morreu! Não tem vida, não tem novidade, e nem a entrada do Menezes parece ter mudado alguma coisa… ao contrário do que se pensaria no início. Daí que, no meu ver, o Sócrates tem o caminho livre para fazer a tal campanha do Pinto da Costa, sem ninguém (excepto Louça, mas como este está no partido errado) capaz de estragar os planos.

12 comentários:

Tiago R Cardoso disse...

Pois eu considero que os argumentos do Sr. Sócrates estão a ficar gastos, o constante"porque é que vocês não o fizeram", já enjoa.

Para quando um debate onde se realmente fale do que interessa.

Em relação ao Sr. Louça não me parece que ele representando a elite de esquerda vá alguma vez ir a algum lado.

quintarantino disse...

Duas ou três ideias apenas... apesar de, no geral, concordar contigo.
Penso que Sócrates e a camada dirigente e superior do PS deviam arrepiar caminho em duas questões: na aparente arrogância que empregam e que tanto criticamos aos tempos de Cavaco na fase que antecedeu o declínio; começar a pensar nas consequências sobre as pessoas de algumas medidas que tomam.

Francisco Louçã, a meu ver, soa bem pelo recurso a "sound bytes" tal como Portas, mas sendo os daquele mais apelativos. A mim cai-me muito mal o seu aparente moralismo justiceiro e a diferença entre aquilo que apregoa e a forma como os críticos no BE serão tratados.

Menezes, se conseguir corrigir o tiro inicial de aparentemente se juntar a Santana, e se conseguir manter um rumo consequente, pode ser um caso mais sério do que aquilo que se pensa.

Ana Ribeiro disse...

ola Márcio!

Se me permites... grande discurso politiquista,lol, gostei muito deste teu texto, sou da tua opinião em relação a este assunto porque vai ser complicado fazer frente ao Sócrates ele domina completamente a assembleia.
Sao poucas as vezes em que vejo os debates, tou quase sempre em aulas mas quando tenho oportunidade tb dou uma espreitadela. Bjinhos grandes da Ana

Marta Vinhais disse...

Interessante o teu post e concordo contigo - fala-se demais....e pouco se faz...
Obrigada pelos comentários - és muito gentil...
Beijos e abraços
Marta

Daniella disse...

Olá Márcio, achei bem que tivesses regressado a esta “casa”… (para mim, moras aqui…)

Quanto a este post, acho-o um pouco tendencioso… acho que existem políticos com “garra” em todos os quadrantes políticos, embora sejam “abafados” pelos mais mediáticos…
O Francisco Louçã, desde que faz parte da coligação Bloco de Esquerda, é um dos políticos que tem andado ao colo da comunicação social (bem como o próprio BE)… Acho que ele tinha intervenções mais coerentes com a filosofia do seu partido quando era líder do PSR…

Anónimo disse...

Um post político, gostei.

Quanto ao teu ponto de vista, discordo da tua admiração pelo PM.

Resumidamente: Não cumpre com o prometido, ex; baixar o desemprego, referendo europeu ataque à função pública, etc, etc.

Francisco Louça está no partido certo o Bloco de Esquerda.

Daniela: Há uma evolução de FL do PSR para o BE, este é um partido com várias correntes políticas.

Lídia Amorim disse...

eu já devolvi o meu bilhete! só não me fizeram foi reaver o meu dinheiro...

Anónimo disse...

Olá Marcio!
Perdi-te...e encontrei-te hoje!
Que bom!
Posts sempre bons!
Espero ke n tenhas esquecido do eu!!!Lol
Um abracito

Vista de dentro disse...

Márcio,

Eu sempre aprendo muito quando leio algo sobre a política de Portugal.
Verdade é: que estou sabendo muito mais dos políticos de vocês do que a do meu próprio País.
E isso é bom!

Obrigada pela visita!

Vir que estou linkada aqui, levo comigo o teu link também.

(A)braços e Bom fim-de-semana :)

M.C

Samuel Vidinha disse...

Politica??? Nao obrigado... Prefiro falar de coisas serias...

Anónimo disse...

Hey,Marcio! Este post tá 'sensato'
Mas como dizes o Eng está a meio do
1°-E TALVEZ UNICO- mandato , olha q
as vélhotas,q há mtas,têm-lhe já o tiro no cano...Qto ao mestre Pintâo
ese repete por ter classe portista!
Os outros , por oportunistas e por
ser os mirôlhos em terra de cégada!

amigona avó e a neta princesa disse...

Fazias parte da minha saudade e não sabia que tinhas voltado! (até postei hoje sobre o assunto)Não me visitaste!!! Mas eu por aqui passei e deixo um abraço de amizade...quanto ao post, não concordo! E então no que se refere ao Louçã, nem pensar! Tem muito o ar do senhor doutor e continua a enganar muito bem...beijo...