segunda-feira, novembro 12, 2007

Música portuguesa em alta

Nestes últimos meses temos assistido ao que eu chamaria de uma cimentação da música portuguesa e em português. Tanto no hip hop, como no fado e até no pop/rock temos exemplos para podermos afirmar que a nossa música está de boa saúde e recomenda-se.
Os Da Weasel – uma das bandas pioneiras do hip hop – que este fim-de-semana estiveram no Pavilhão Atlântico, esgotando-o quase por completo, deram provas que o hip hop está definitivamente na moda, principalmente entre os mais jovens levando-os completamente ao delírio com músicas como «Re-Tratamento» e «Dialectos de Ternura» ou mais recentemente «Mundos Mudos».
Mariza mais uma vez fez arrepiar, dias antes de Da Weasel, todo um mesmo Pavilhão Atlântico – mas deste vez a arrebentar pelas costuras. A sua voz ímpar com interpretações únicas fazem de Mariza a grande voz actual do fado em Portugal. O fado renasceu, voltou-se a não ter medo de dizer que se ouve e canta-se fado entre os mais novos. Nem a perda do Grammy Latino do qual estava nomeada nessa noite do Atlântico fez dela mais pequena. A mim mete-se um bocado de confusão uma cantora com dois cd’s no Top Vendas, que enche tudo quanto é sala de espectáculo – nacional e internacional – continua a não passar nas rádios nacionais, e quando passa é sempre com dueto.
Já os cantores João Pedro Pais e Mafalda Veiga têm estado em alta, principalmente com o mais recente projecto intitulado “Lado a Lado”, que já está no top à mais de 25 semanas consecutivas. Em finais de Setembro e inícios de Outubro deram 3 concertos (1 no Porto e 2 em Lisboa) nos Coliseus, que estiveram absolutamente esgotados. Mais recentemente, João Pedro Pais levou Luxemburgo ao êxtase.
Sendo eu especial apreciador de música portuguesa, fico satisfeito por ler este tipo de notícias. Que a música vinda de fora e cantada em inglês pelos de cá de dentro não tomem conta daquilo que realmente tem valor e vale a pena ouvir.

13 comentários:

Teresa David disse...

Este post fez-me lembrar o filme Fados que vi há pouco tempo e que é um desfilar de som português e lusófano maravilhoso. Pena ter sido um espanhol e não um português a fazê-lo, mas temo que um dos nossos não conseguiria fazer melhor.Nós sempre tivemos boa música e péssima, mas, infelizmente, não se ouve na rádio, enquanto, mal atravessamos a fronteira, os postos começam só a tocar música espanhola.
Obrigada pela visita e tudo de bom para ti
Bjs
TD

Ana Ribeiro disse...

ola Márcio!

Gostei desta tua análise á nossa música pegando em três dos grandes artistas portugueses da actualidade(há muitos outros mas... neste momento estes três têm se destacado mais).Sou da mesma opinião que tu a nossa música tem ido para além de fronteiras, e nao é só a musica estrangeira que triunfa cá em Portugal a nossa boa música também sabe morrer fãs de todos as idades, geraçoes e lugares lá fora. Utilizando os teus exemplos os Da weasel que estiveram no pavilhão atlântico e muito recentemente, que já esgotaram o Olimpia em Paris... a Mariza que esgosta salas seja em Portugal ou fora porque tem uma voz inconfundível. Músicas como "Cavaleiro Monge"; "Chuva" (sei que gostas desta musica); "Gente da minha terra" que fizeram bater coraçoes e arrepiar multidoes Quanto ao JPP e a Mafalda nao cnsigo dizer muito porque sou grande fã (tu sabes...lol), aprecio os tabalhos deles sejam a solo ou neste em conjunto,acho que merecem este sucesso com o "Lado a Lado" é um disco muito bom, recomenda-se,tem musicas extraordinárias e pelo link que colocaste no teu texto, do blog do clube de fãs dele deu para ver que o concerto dele no Luxemburgo foi um grande sucesso.
Parabéns aos nossos artistas,que continuem sempre a conquistar novos caminhos e parabéns a ti por mais um belo texto. Bjs grandes e continua...

Lídia Amorim disse...

Mariza... hummmm não é uma segunda amália, na minha opinião, muito melhor... :)

P.B. disse...

Bom, eu sou suspeita para falar deste assunto, porque apesar de gostar de muita música portuguesa (não toda, confesso) também ouço muita música estrangeira!
Mas concordo contigo, não é normal passar tão pouca música portuguesa nas rádios...
Beijos

Anónimo disse...

A música k tens na apresentação do blog "Chuva" de mariza, é tao linda, cada palavra é tao verdadeira k ñ dá pr negar nem duvidar. Enfim... é portugues, é nosso e é um grande orgulho.

A nossa tv, radio, jornais nao contribuem pr divulgação da cultura musical portuguesa e diga-se k este é o momento em k estamos em alta!

Julieta disse...

Eu ca gosto dos 4... mas a Mariza é especial... não dá para explicar!!
Ela é um espectaculo mesmo... eu ate acho que a jovem não tem sangue... nas veias corre-lhe espectaculo puro, do mais genuino possivel... e de uma simplicidade ke me encanta!

Beijinhos carinhosos

quintarantino disse...

Penso que os exemplos que aqui citaste são o exemplo perfeito que quando se tem valor não é preciso impor quotas às rádios para que passem X por cento de música portuguesa.

Tens também razão quanto à questão do ressurgir do fado, feito de forma descomplexada.

White_Fox disse...

Pois. Por acaso tb acho que está a ser dada uma maior importância à música Portuguesa.

Tiago R Cardoso disse...

Também eu aprecio a boa musica portuguesa, fico satisfeito por novas gerações através de excelentes artistas agarrarem este novo fado.

Anónimo disse...

Parece que a música portuguesa está de parabéns! Nestes últimos anos tem-se desenvolvido bastante, e já não temos vergonha de gostar de música portuguesa, como há uns bons anos atrás...

1/2Kg de Broa disse...

Felizmente há sempre uns cabeças duras que não desistem de cantar fado.

Anónimo disse...

A divergência de opiniões é saudável.

Gosto muito pouco de música nacional.

Há pouca música portuguesa boa.

Madre Deus, Rodrigo Leão, Mão Morta, JPSimões, Maria João/Laginha, Abrunhosa e poucos mais.

Samuel Vidinha disse...

Olá Marcio...

Qualquer pessoal ve claramente que a música portuguesa tem evoluído muito nos ultimos tempos... Não so pelos grandes nomes, mas também pela apariçao de novas bandas que mostram grande potencial...

Acredito que com uma oportunidade essas bandas teram um grande futuro...

Por exemplo, os Moonspell são mais famosos no estrangeiro do que em Portugal... E pior que isso... Há portugueses que os conhecem e nem sequer sabem que esta grande banda é portuguesa... Lamentável...



Fica bem...