quarta-feira, outubro 25, 2006

Que Comunicação Social temos em Vizela?



Teremos nós uma comunicação social no concelho ou do concelho? Ou teremos as duas de uma não restam duvidas pois temos comunicação social no concelho como é o caso das mais conhecidas como a RÁDIO VIZELA, NOTICIAS DE VIZELA, DIÁRIO DE VIZELA (on-line), RVJORNAL... mas as linhas orientadoras destes órgãos serão direccionadas para a maioria dos seus leitores e ouvintes? Hum!!! Da opinião que tenho ouvido em conversas de café, e digo conversas de café pois considero um meio mais abrangente que um grupo restrito de amigos, ouvem-se desabafos do tipo comprar aquele jornal pra que nunca vem nada da minha freguesia, fez-se isto e aquilo e não vem nada no jornal ou então nem sequer deu na rádio…, se fosse alguma coisa de S. Miguel ou S. João sabia-se logo nem que seja por ter sido atropelado o gato da vizinha… ser assinante do Jornal nem pensar!... Metade do jornal é de publicidade e de coisas que se passam fora do concelho…
Eu como não concordei com algumas das críticas que eram formuladas repostei:
- E a outra metade do jornal?
E tentei fazer observar aquelas pessoas que ali se encontravam que um jornal ou uma rádio o que as sustentam não são só os leitores também a publicidade contribui e muito para a sustentabilidade dos órgãos de comunicação do nosso concelho e que até tinha alguma (pouca) lógica virem noticias de outros concelhos vistos que estes são lidos e ouvidos noutros concelhos e até mesmo além fronteiras.
Afinal a comunicação social do concelho não é assim de tão fraca qualidade quanto se fala por ai? Ou será? No final da conversa (discussão) fiquei com a sensação que os órgãos de comunicação do concelho poderiam e deveriam fazer mais e melhor mas para isso é preciso entre outras coisas ter vontade editorial, sensibilidade jornalística, é necessário entender o que os leitores e ouvintes pretendem.

P.S. (Ah só mais uma coisinha! Não há duvida que Vizela evoluiu muito nos últimos 8 anos mas com a evolução o nível de exigência também aumentou, será que a comunicação social do concelho também evoluiu ao nível de satisfazer os seus leitores?)

3 comentários:

Anónimo disse...

A comunicação social no concelho é meritória.

Anónimo disse...

rvj- PS; nv - PSD, disse.

Anónimo disse...

Para todo o dito há um contradito! e se o povo diz:"quem está de fora racha cavacos"; o povo responde:"e quem está de dentro mete-os ao lume".
Eu estou de fora, e digo: se a comunicação nacional não é isenta, como poderiamos esperar que a regional o fosse?
O que diz, então, quem está de dentro?