quarta-feira, dezembro 30, 2009

Fui plagiado!

Sinto-me ferido! Sim, ferido… talvez seja uma palavra certa para isto. É incrível como se vê a baixeza de uma pessoa… É incrível como alguém copia um texto literalmente, de cima a baixo, sem tirar uma vírgula, e coloca no seu sítio como se fosse seu.
Nunca pensei que os meus textos pudessem ser plagiados desta forma! Nunca imaginei que o mundo que vivemos fosse tão egoísta. Apesar de já ter experiências de amigos e colegas que já sentiram na pele isso, só quando vi o que vos vou mostrar é que talvez tenha sentido um pouco – muito – do que realmente eles sentiram.
Não foram muitos, mas não faço esta denúncia apenas por mim. A verdade é que também um dos meus antigos colaboradores foram atingidos por esta cobardia.

Aqui vamos nós então.

Existe uma bloguista, actualmente com o nome de Sílvia Santos, 21 anos, de Torres Vedras, e é de signo Carneiro (para quem quiser associações). Eu cá apetecia-me chamar-lhe um nome de um animal, mas não era carneiro… que fez uma cópia literal.
O que ela copiou? Um texto chamado “Dar um passo à frente, devagarinho…”, publicado no Canto a 9 Setembro de 2007. O meu texto foi publicado no blogue dela passado dois dias apenas, dia 11 Setembro de 2007. Não faz qualquer tipo de referência ao autor do texto.
Texto original:
http://cantododesconhecido.blogspot.com/2007/11/dar-uma-passo-frente-devagarinho.html
Local da clonagem:
http://sorriso18.blogspot.com/2007_11_01_archive.html#1195326809380664907


O próximo texto foi escrito pelo meu colega, amigo, e antigo escritor do Canto do Desconhecido, “O Justo”. A criminosa deste caso, os dados dela dizem que se chama Marisa Silva, nasceu a 26-01-1961, e vive na Póvoa de Varzim.
O texto chama-se “Amor? O que é isto?”, que ela adaptou para somente “Amor?”. Foi publicado no Canto a 6 de Setembro de 2007, e publicado no blogue dela a 30 de Setembro do mesmo ano.
Texto original:
http://cantododesconhecido.blogspot.com/2007/09/amor-o-que-ser-isto.html
Local da clonagem:
http://matriz2006.blogs.sapo.pt/425619.html


O seguinte magoou-me bastante. Apesar de nunca ter dado muita importância aos poemas que escrevi no Canto, ver que alguém os plagiou seria algo impensável. Trata-se de um poema que escrevi. Chama-se “Sou um diferente Ser”. Publiquei-o em 26 Agosto de 2007.
O bloguista tem o nome de Egídio Peixoto, actualmente tem 45 anos, é da Bairrada e é do signo Gémeos. Copiou para o seu blogue em 10 Maio de 2008.
Texto original:
http://cantododesconhecido.blogspot.com/2007/08/sou-um-diferente-ser.html
Local da clonagem:
http://thoughtsonmealhada.blogspot.com/2008/05/sou-diferente.html


O último texto é também de um colega, amigo e ex-colaborador do Canto, o “Cavaleiro de Estugarda”. Na realidade, aqui, das duas pessoas que copiaram, uma diz pelo menos que é de autor desconhecido, ou seja, não se auto-proclama como autora do texto.
A que coloca o texto com “autor desconhecido”, chama-se Luana Corrêa vive no Rio de Janeiro (Brasil). Tem actualmente 29 anos. O texto chama-se “Saudade”, foi escrito a 6 de Agosto de 2007. Foi publicado no blogue da Luana a 1 de Outubro de 2007.
Já a outra pessoa, chama-se Ivani, “Vanizinha”, tem 24 anos e é de São Paulo (Brasil). O blogue dela é muito esquisito, tem tanta porcaria espalhada que até me admira como foi capaz de publicar tão grandioso texto.
Texto original:
http://cantododesconhecido.blogspot.com/2007/08/saudade.html
Local da clonagem:
http://www.flogao.com.br/luacorrea/foto/101/116201376
http://www.jeitinhodoce.blogger.com.br/ publicado na data: 4 de Setembro de 2007


Resta-me apenas uma palavra:
PEQUENEZ
É o que estas pessoas têm.

6 comentários:

Resgate Salta disse...

Olá Márcio,

Realmente o que eles fizeram não é bonito. Faz a devida correcção nesses blogs. Não te zangues e vê as coisas por este prisma: se eles te plagiaram foi porque os textos são bons.
Bom Ano de 2010.

laura disse...

Márcio,
como sabes, já passei por algo assim. É horrível, é frustrante, é um sentimento de que nos roubaram algo. Pelo menos senti assim, e admiro a calma que transmites, porque na altura como sabes a minha reacção foi de fúria.
Pessoalmente, no teu lugar, acho que iria a cada um desses blogues deixar um recadinho, com link para este post. É vergonhoso o que fizeram.

Bom ano novo! :)

P.B. disse...

Fomos ambos alvo de uma cobardia amor!

Beijinhos

Ana Ribeiro disse...

Olá!

Há pessoas que realmente não têm um pingo de vergonha, nem têm mais nada que fazer.

Devias entrar em contacto com eles e manifestar-te.

Beijinho e bom 2010

josé manuel faria disse...

Bom ano Márcio. O que te fizeram foi um roubo, por isso tens toda a razão para te indignares. Márcio, acredita, há coisas bem piores que te poderiam fazer. Sossega e manda-os pó cara....

1/2Kg de Broa disse...

Realmente é como a drª diz: há sempre um lado positivo!