segunda-feira, setembro 15, 2008

A segurança passiva e os 6 milhões (?!)

O acidente ocorrido no Porto, com um carro da PSP, onde os dois agentes ficaram feridos, veio acender uma polémica já antiga. O uso dos ‘cinto de segurança’. Afinal além me sabe explicar porque é que isto é obrigatório? Será que ainda ninguém se deu conta que em determinados tipo de acidentes o cinto de segurança pode provocar lesões gravíssimas? E afinal o que o cinto de segurança contribui para a nossa segurança, quando esta é apenas da nossa responsabilidade. O uso deste aparelho da retenção deveria ser decidido por cada ocupante, e não obrigatório com a única pretensão da caça à multa.

Entretanto, Benfica TV e Meo transmitem em directo e em exclusivo o Benfica - Nápoles. O “Zon Jaquim” que se vá habituando que isto é apenas o princípio da sua derrocada ou então o contrato terá que ser revisto (aumentando em mais de 100% os números do contrato actualmente em vigor). Num clube que afinal são 14 milhões de adeptos espalhados por todo o mundo, alguém dúvida que somos 6 milhões em Portugal? Já agora, quantos clubes do G14 têm Canal Televisivo próprio?

7 comentários:

Anónimo disse...

Em relação aos cintos de segurança é realmente um assunto delicado: tanto ajuda como lesiona! Eu uso sempre porque habituei-me a esta regra. Mas se estiver no banco de trás não o ponho. Acho que não é necessário!
Futebol?! Não comento contigo ;)
Beijinhos

laura disse...

Futebol, não comento (e desculpa, mas nem leio :P)

Cheguei com os meus habituais comentários do contra!

Relativamente ao cinto de segurança... é verdade que em determinado tipo de acidentes pode ser prejudicial - exemplo, se o carro incendeia e o cinto fica preso, se cais a um rio/lago/etc... Porém, e pensando em termos de probabilidades, o cinto é protector no tipo de acidentes mais comum e minimiza os danos em acidentes violentos. Imagina, choques a alta velocidade, o cinto prende impedindo um salto violentíssimo para a morte.
Quanto ao facto de ser obrigatório... acreditas mesmo que em Portugal alguém usaria o cinto se não fosse obrigatório? Não o entendo como caça à multa. Um Estado tem o dever de zelar pelo bem-estar da sua população, e se for preciso proibir que seja. O cinto é uma responsabilidade mais cívica do que individual (basta pensar na quantidade de crianças que observam e seguem o comportamento adulto! e não digas que "ah! mas se tiver uma criança no carro, uso claro", porque os fumadores também reconhecem que fumar junto de crianças é grave mas nem por isso o deixam de fazer).

Fui!

Li disse...

Eu concordo com o uso dos cintos de segurança, porque apesar de haver acidentes em que o seu uso pode prejudicar, a probabilidade de haver acidentes em que ele nos protege é muito maior...poderiam era tentar inventar algum mecanismo que o soltasse em certas situações e o que muitas vezes acontece é ele ficar preso e isso sim pode ser perigoso...

Quanto ao Benfica...só um grande clube pode ter a sua própria televisão...e se isso der lucro é sempre bem-vindo...:D

bjitos

1/2Kg de Broa disse...

Também acho que deveria ser opcional o uso do cinto. Mas também experimenta ires apenas 50km/h no lugar 'do morto' e quem vai a conduzir travar a fundo.
Penso que basta essa velocidade para bateres com a cabeça no tablier ou no vidro.
Percebo que seja obrigatório para que situações destas que não têm nada de de grave não se tornem em problemas sérios.

1/2Kg de Broa disse...

Quanto ao MEO, não estou a ver os cafés de donos andrades e com ZON a mudar só para os benfiquistas irem para lá. Mas que vai ser um bom golpe lá isso vai.

E VAMOS TER COMENTADORES CASEIRINHOS QUE É ISSO QUE INTERESSA! :D

Benfiquista disse...

Agora é so esperar que acabe o contrato de vez com a Olivedesportos para realmente estar tudo bem...Tanto dinheiro ja o benfica perdeu por ter assinado contrato com esse oliveira....

alfabeta disse...

Certíssimo, o uso do cinto cabe a cada um decidir, salva vidas, mas também as pode tirar em algumas situações!

:)