domingo, setembro 09, 2007

Birra de uma criança e orgulho de um adulto para mim é o mesmo

Quando vemos uma criança a fazer birra a primeira coisa que nos vem á cabeça é: "Bem se vê que é criança". Elas têm sempre a mania e sempre o fluxo de fazerem birra quando são negados em qualquer coisa. A conversa e reacçao é mais ou menos esta:

Filho: Mãe eu quero este carrinho!
Mãe: Não, tens muitos desses em casa.
Filho: Anda lá mãe este é do Batman!
Mãe: Já disse que não!!!
Filho: (começa a chorar, e a bater com os pés e a berrando: mas eu quero, eu quero, eu quero!)

Para mim tem duas justificações. Primeira porque é criança, e em segundo porque está na idade de se comportar daquela forma. Mas a meu ver, pior ou igual a isso é um adulto ou um jovem orgulhoso no sentido de querer ficar sempre por cima, não admitir quando não tem razão e não pedir desculpas quando ele mesmo sabe que o deve fazer. Tenho um amigo meu que é assim, e sinceramente fico completamente desiludido com isso. Não se consegue falar com pessoas orgulhosas, porque sabe-se á partida que nunca vão ter um diálogo conformal. As suas reacções serão mais ou menos estas:

1º- Discutes com ele sobre o tema que for e se ele tiver uma opinião diferente da tua, ele nunca te vai dar razão, mesmo ele sabendo que não a tem.

2º- Se lhe fizeram alguma brincadeira de mau gosto e ele vem deitar as culpas para cima de ti, e depois descobre que não foste tu, ele não te vai pedir desculpas e afirmar que errou.

3º- Se tiveres a jogar consola contra ele e se ele perde, tu tiveste sorte, nunca sabe dar o devido mérito.

E muitas outras que não me ocorrem neste momento. Concluindo, detesto ver pessoas assim, penso que se destroem muitas amizades devido ao orgulho. As pessoas devem procurar serem justas, dando o devido valor aos outros quando merecido.

Birra de uma criança e orgulho de um adulto para mim é exactamente o mesmo. Detesto ver isso. Dêem a vossa opinião e digam se têm pessoas conhecidas, amigos ou familiares que se comportam assim. Partilhem as vossas "histórias".

30 comentários:

SONY disse...

Olá Marcio!
Existem erros...somos humanos, mas os erros visto que são erros, assumem-se e dão-se uma explicação e um pedido de desculpas!

birras não!
Também não as aturo...só mesmo de crianças!
Um beijo e bom fim de semana!

Euzinha disse...

O Blog Ao fim do dia, chegou ao fim.
O motivo é simples, recebi um comentário de um Lord Of Ewerton (acho que é isto) a acusar-me de "gamar" a foto de alguém.
Não sou pessoa de querer confusões, e realmente como dizia lá no blog, as minhas fotos eram retiradas de 3 maravilhosos sites. Mea culpa, deveria ter referido os autores das mesmas. Não o fiz e agora seria dificil saber a quem na realidade pertencem, pelo que antes que venham mais acusações, mais vale encerrar.
Não vou deixar de vos visitar e acompanhar as vossas postagens.
Se me quiserem contactar elisa_euzinha@hotmail.com.
As maiores felicidades para vocês.
Elisa euzinha

Silêncio © disse...

Márcio

Eu sou de opinião parecida à tua.
Uma criança faz birras mas passado uns minutos ou horas já não se passa nada.
Um Adulto orgulhoso não é igual, nunca assume os seus erros e pior se tiveroportunidade ainda culpa alguém pela sua manifestação de orgulho.
É realmente deplorável ter de conviver com pessoas assim, mas infelizmente o mundo está repleto de pessoas assim.

E agora quanto aos teus miminhos!
Ainda não tive "tempo" de postar, mas não estão esquecido ok?

Um Beijo Silencioso e Sereno

Anónimo disse...

Compreendo-te e felizmente não tenho alguém com quem me relacione que assim seja. Talvez a minha mãe, mas ela com o tempo mudou um pouco, apesar de por vezes esse orgulho dar o ar da sua graça :) Sim, são pessoas deficeis de lidar. Mas sendo minha mãe pouco posso fazer senão desligar e deixar correr.
Mas sim, não é fácil e a amizade acaba inevitávelmente por desaparecer porque achamo-nos injustiçados. Beijinhos.

SF disse...

Destroem-se bem mais do que amizades...

Beijinho de bom fim-de-semana

Anónimo disse...

é verdade, muitas vezes os adultos ou o orgulho deles é bem pior q ue as birras de crianças... Lamentavelmente estas "cenas " repetem se muitas vezes. Quem manda nos pais sao os filhos e nao o contrario.

Um beijo, gostei do blog e a musica esta espectacular

Márcio disse...

Só tu para te lembrares do batman! Quando fizeres 18 aninhos vou te dar um carrinho...
"diálogo conformal"??? fdx... que puta de pessoas andas a lidar pah!?!

Falando mais a sério agora… acho que tens razão! E existem muitas pessoas assim…

Someone disse...

Concordo plenamente em tudo...
Também conheço pessoas assim e isso deixa-me, no mínimo, muito desiludida e triste.

RDSER disse...

Márcio , como vc tem razão.
Tenho vários amigos assim.
Pedir desculpa é uma obrigação.
abracinhos.. querido..

Paulo disse...

A "birra de uma criança e o orgulho de um adulto", por vezes, levam a situações extremas.
Haveria muito para dizer sobre esta relação criança/adulto mas, nesta primeira visita, quero apenas felicita-lo pelo excelente trabalho.
Abraço
Paulo

Paulo disse...

Obrigado pela "douta" visita.
Abraço
Paulo

CESAR disse...

As birras de uma criança são desagradáveis de presenciar, assim como o orgulho desmesurado de um adulto. Mas acho que o pior são as reacções excessivas que alguns adultos orgulhosos têm quando as crianças que os acompanham fazem birra, nomeadamente as figuras tristes de raspanetes a níveis sonoros estúpidos ou ainda pior partirem para a violência. É algo que por acaso me agasta bastante.
Quanto ao orgulho adulto, permitam-me que refira o juvenil, pois pertenço a essa faixa etária.
Eu consigo ser bastante orgulhoso quando quero. Nos momentos de confrontos em consolas contra os meus amigos então toma perspectivas épicas. Tenho mau-perder, e uma forma de avaliar as minhas derrotas de modo algo estranha, estranha ao ponto de em cerca de 70% das vezes que perco no Fifa o meu adversário teve alguma sorte. Sorte que é coisa da qual eu também padeço, pelo menos é o que os meus adversários dizem, eu prefiro pensar que jogo bem como o cacete... XD
Abraços e parabéns pelo Blog.

Sol da meia noite disse...

Eu diria que orgulho de adulto, ainda consegue ser pior e muito menos aceitável que birrinha de criança...
Exactamente porque é adulto...

Bom post!
Beijinhos!

caditonuno disse...

birras de crianças? sao das piores. a soluçao é fazeres um berreiro ao lado dele num sítio público. perde logo a razao e fica com vergonha!

GarçaReal disse...

Birra da criança passa logo...Agora esse orgulho é sempre dificil de vergar...


bjgrande

ronc ronc... disse...

Olá,
Muito bem observado...
Só discordo numa coisa, o orgulho de um adulto é bem pior que uma birra de crianças.
Não destrói só amizades... consegue também destruir o amor.
Falo por experiência própria...
Este orgulho de que falas conseguiu destruir a pouco e pouco uma relação de 11 anos.
Mas não me arrependo nada da decisão que tomei... mais vale sozinha que ao lado de pessoa assim... Acreditem.

Beijinhos e tenham uma boa semana.

quintarantino disse...

Há uma ligeiríssima diferença.
O orgulho do adulto fica, já dificilmente desaparece porque a personalidade se formou.
A birra da criança ainda pode ir a tempo... a não ser que tenha por progenitores aquele tipo de papã e mamã que acha que o petiz tem sempre razão desde que só incomode os outros...

Susana Anastácio disse...

Tenho um tio que é assim..há dois anos disse-me: "Quando tiveres alguma coisa de interessante vem falar comigo!". Há pouco tempo estivemos juntos a falar de polítiva, vi os olhos dele brilharem e uns dias mais tarde telefonou-me...mas o pedido de desculpa que eu precisava de ouvir morreu antes de ser verbalizado. E nunca o será...pelo orgulho que um adulto deveria saber medir, mas não sabe.
*

A Litttle Fairy disse...

A vida é feita disso MESMO " BIRRAS "

Por isso há que aguentar .
Tenho uma mana com 2 anos k MEU DEUS ... lol e outra com 16 eh eh pior aindaaaaaa :))

Beijinhos de FADA e já agora vim buscar a caneta :)) muito obrigado os premios e aceitar o desafio . Estou com a minha LURAINBOW e ela vai ajudar . OBRIGADO MARCIO vou linkar-te vou divulgar-te e tens sido 5* e muito importante para continuar .
Há e já agora hoje vou tb publicar um poema que ESCREVI , que vai sair no livro k fui convidada a participar ;))
Joquinhas de FADA
Aparece...E continua assim a ACREDITAR NO AMOR

Blue Angel disse...

Não sei o que leva as pessoas a terem um comportamento assim! Pedir desculpa quando erramos não é nada do outro mundo!
Eu conheço uma pessoa assim e ela é a minha filha! Tem a desculpa de ter apenas quase 3 anos, mas mesmo assim, quando na brincadeira me magoa, ou faz algo que não é correcto e lhe digo para pedir desculpa..... não o faz. Parece que tem medo que lhe cai um braço por dizer essa palavra tão simples. Dá-me beijos, abraços mas não pede desculpa.
Ainda vou ter muito para trabalhar nela, mas é uma criança.... agora isto num adulto....

Concordo plenamente contigo!!!

Anónimo disse...

Birras e orgulho...talvez com peso e medida...e umas vão levando a outro...de criança é que se torce o pepino, é o que dizem...quer dizer que se não for torcido, em adulto ou jovem adulto pode azedar diversas vezes! Descambar em situações como as que tu descreves...
As crianças são desculpáveis até certo ponto...estão na idade certa, é verdade...mas quando passam os limites do razoável e da boa educação não há desculpa possível. Tenho inúmeros casos...podia passar aqui umas longas horas a descrever casos desses devido a passarem-me pelas mãos profissionalmente imensos...mas deixo o trabalho de lado! Digamos que muitas vezes, tanto com crianças como com certos adultos...uso como "arma" a ironia!
E fica sempre bem!

;)

DairHilail disse...

não suporto nem birras de criança, nem orgulho de adulto, faz-me alergia...
1 beio para ti

mymind disse...

n gosto d birras nem tenh mta paciencia. kdo era + pekena fikava um kadito amuada mas n fazia fitas como algumas crianças fazem, axo k tem a ver kom a edcuçao k recebem, enfim, n sei! mas custa-me mais aturar crescidos orgulhosos, sem duvida!no entanto, sou capaz de me dar razoavelmente bm com esse tipo d pessoas, pk sou mt pouco orgulhosa, deixo-as acreditar k tem razao e nao acredito mto em "sorte"! pronto, sou uma pessoa pouco dada as discussoes com pessoas orgulhosas!lol, é inutil.

Silêncio © disse...

Vim deixar uma beijokaaaaaaaa

Muahhhhhhhh :)))

S* disse...

Sou teimosa e gosto de defender o que acredito convictamente. Muitas vezes, se o interlocutor não perceber o meu ponto de vista, acabo por encolher os ombros numa de "fica com a tua que eu fico com a minha". Mas também sei reconhecer que estou errada, por muito que me custe às vezes ter de dar o braço a torcer lol.

**

gata disse...

Uma birra de criança, procura-se entender e controlar. E geralmente consegue-se.
Birra de orgulho de adulto, quando mais se tenta entender pior se torna. E a vontade que dá é deixar a pessoa curar a birra sozinha!

Beijos de gata. Boa semana para vocês.

vf disse...

Acho que a principal diferença entre birra de crianças e orgulho de adulto é que se respondem de maneiras diferentes.Em resposta á birra,faz-se uma ainda maior,em resposta ao orgulho,faz-se sentir na pele o mesmo efeito.Geralmente dá resultado nas duas vertentes.
Não considero que a palavra desculpa textualmente dita seja assim tão importante. De que adianta dizer a palavra, se os actos continuarem a dizer o contrário? Mas é claro que devemos reconhecer os nossos erros e pedir desculpas a quem é devido, se não os conseguimos evitar.
Birras de criança, não me meto entre elas e os seus progenitores porque acho que cada um educa da maneira que acha que deve,embora me passe completamente com certas atitudes que presencio.
Só tive papel activo em uma birra, e porque o miudo era nem mais nem menos que o meu filho! Tinha ele 5 anos e estavamos num hipermercado aqui da região na companhia da avó dele. Ora os avós estragam os netos, como se sabe, deixando-os fazerem tudo o que querem.O meu não é excepção! E lá resolveu o menino achar que tinha as costas quentes pela avó estar presente, e não tá com cerimónias:- " eu quero empurrar o carrinho sozinho.... só eu...e ninguém põe a mão...sou só eu.". A avó, claro, lá deixou o menino empurar, e quase que esbarrou contra as prateleiras dos produtos,não fosse a maquiavélica da mãe deitar a mão ao carrinho a tempo.E lá estourou o berrario: - e porque sou eu que levo...buaáá...e não podias por aqui a mão...buaá..(e a avó a pôr paninhos quentes no berreiro).
Saímos do hipermercado 2 minutos após, a pedido do menino que queria vir embora, e com a avó a morrer de vergonha, porque a não muito senil da mãe do muido começou as bater o pé e a espernear aos gritos com ele porque ela é que queria levar o carrinho, por que era maior, e mais velha, e mais alta e sabia guiar melhor aquilo.....tudo acompanhado de uns buáaaa estridentes.
Até hoje não se registaram mais birras de nenhumas das partes, a não ser da avó, que demorou no mínimo 2 meses a falar normalmente comigo:)

O Justo disse...

O orgulho de facto é uma coisa má... No entanto há pessoas orgulhosas que não dão conta que o são por isso devemos-lhe chamar a atenção e mostrar-lhe qual o caminho certo....
Acho que é o mais justo fazer nestes casos...
Bom texto,um abraço para ti...

Calimera disse...

Pois eu não estou lá muito de acordo com a birra de criança.
Passei os olhos nos comentários e sou de opinião diferente.
Tenho 3 filhos e nenhum deles me fez uma birra, quer num café, quer em casa, quer no supermercado....
Por vezes o problema está nos adultos, porque eles só vão fazer birra quando perceberem que cedemos à birra.
E porque é que a grande maioria cede à birra?
1 - Porque os Pais pensam que pelo facto de estarem muito ausentes durante o dia (bem vistas as coisas os pais vivem muito pouco com os filhos e vice versa, porque tem mesmo de ser assim infelizmente)cedem ao mínimo pedido dos filhos. No dia em que o Pai ou a Mãe não puderem ou não quiserem dar vai haver birra.
2 - Para os manter sossegados cedem ao pedido
3 - Porque ´são pequeninos e acham-lhes graça. Depois quem vai sofrer são os filhos.
E continuaria aqui a dizer mais pontos.
Perdoem-me Pais e Mães, mas esta é a realidade.
Sempre dei o que tinha a dar aos meus filhos, sempre fui e sou atenta ao mundo deles. Agora birras não.
Quanto ao orgulho dos adultos desculpa eu não me identifico. Quando tenho de pedir desculpa,peço, não é vergonha.
Quando tenho de dar razão até me sinto orgulhosa de o dar, pois é o meu rebento.:)
Se tiver de deixar de fazer os meus afazeres de casa para lhes dar atenção, deixo tudo pois eles são a parte mais importante da minha vida.
Conforme eu quero partilhar a vida deles, também eles partilham a minha.

Gostei deste tema, gostava de continuar, mas daqui a pouco isto mais parece um testamento :)
Beijo grande

xtr3m disse...

o problema é k a maior parte dos homens apenas cresce..não amadurece...

então birras de criança, são birras de homem... não são orgulho...

eu tenho orgulho em muitas coisas k fiz e k sou e k tenho...mas por ser orgulhoso não faz de mim um birrento... pk sei admitir todas as coisas k esse teu amigo n sabe admitir...

irá então da personalidade de cada um.. penso k n se pode generalizar o orgulho como sendo parte de uma birra...

fica bem. =) abc