domingo, setembro 30, 2007

Cantinho Da Reportagem: Lado-a-Lado

Estes são os primeiros acordes de uma noite mágica e inesquecível. “O Dia Mais Longo” do João Pedro Pais. Música que abre também o álbum Lado-a-Lado.



Entretanto vieram outras músicas para sonhar e fazer arrepiar perante uma sala de espectáculos completamente lotada de fãs e perfeitamente “Cúmplices” e onde “Ninguém é de Ninguém”… totalmente entregues ao som fantástico de João Pedro Pais e Mafalda Veiga.
Esta é da Mafalda Veiga, para mim uma das mais bonitas, “Cada Lugar Teu”.



Poucas foram as músicas que gravei, a memória não chegou para tudo… mas o importante não foi a gravação, pois essa ficou gravada na minha memória! Cada passo, cada palavra dita e sentida durante aquelas mais de duas horas de um espectáculo fabuloso.
Esta é uma música nova da Mafalda Veiga que irá sair do próximo álbum, chamada “Balançar” e é simplesmente linda, mesmo linda!



Uma Noite Para Comemorar, uma das músicas obrigatórias nos concertos da Mafalda Veiga. Uma música que faz sonhar e leva-nos para um mundo inimaginável!



O álbum Lado-a-Lado não é só feito de músicas escritas pela Mafalda Veiga e pelo João Pedro Pais. Sim, é verdade… para quem não sabe as músicas destes dois melhores artistas portugueses são escritas pelos próprios, o que eleva ainda mais a qualidade e a verdade nos sentimentos das músicas.
Como estava a dizer, o álbum também trás músicas de outros autores portugueses (José Mário Branco e Fausto), e do compositor brasileiro Lenine. E é daqui que vem uma das músicas que vieram dar mais alma a este projecto, chama-se “Paciência” e é uma das músicas que coloca o trabalho destes dois artistas nos tops das músicas mais tocadas nas rádios nacionais.



E aqui está uma, de muitas, das grandes surpresas da noite. A interpretação da música da campanha da Swatch – Mundo Perfeito. Letra e música da autoria do João Pedro Pais e da Mafalda Veiga.
A verdade é que isto foi uma espécie de prenda para todos os fãs, já que nos fóruns de troca de emoções destes dois artistas, falava-se que seria bonito eles cantarem a música do Mundo Perfeito. E assim foi…



Muitas outras canções foram tocadas e cantadas, a maior parte delas em coro com os fãs destes dois artistas… Foram arrepiantes esses momentos. Foi então que a equipa do Lado-a-Lado se despediu do público… todos de pé, todos a aplaudir, muitas caras com uma lágrima ao canto do olho… verdadeiras emoções à flor da pele!



Mas a noite não podia ter chegado ao fim… Isto porque uma parte importante deste espectáculo (como todos eles, tanto da Mafalda como do João Pedro) foi o público! E claro que eles teriam que voltar… para cantar mais cerca de meia hora.
Deixo-vos então aqui o último vídeo que consegui gravar através do telemóvel, visto que a memória teria chegado ao fim… que foi a reentrada ao palco principal!
Mas todos os momentos, desde a entrada na sala de espectáculo até ao último abraço ao João Pedro já nas traseiras do Coliseu, então e estarão para sempre gravados na memória.



Para finalizar deixo-vos com algumas fotografias tiradas através do meu telemóvel. Algumas como se percebe facilmente foram tiradas dentro do Coliseu, outras nas traseiras do Coliseu onde estivemos juntos da Mafalda Veiga e do João Pedro Pais. A Mafalda sempre um pouco mais difícil de contactar com ela (até hoje ainda não percebi muito bem o porquê), e o João Pedro um gentleman na hora de lidar com os fãs.
De facto não seria de esperar outra coisa, principalmente depois de ter estado à espera dele uma hora e meia depois do concerto acabar. Mas valeu a pena, pois além da recordação que fiquei, foi possível falar com ele cerca de 10 minutos… sobre tudo e mais alguma coisa, embora que existiram coisas que ficaram por dizer. Mas entre eles, falar sobre o novo projecto que é a iniciação da criação de um Clube de Fãs que já está a ser em desenvolvimento e andamento.
As outras fotos que parecem estarmos a dormir, é num bar que existe em frente ao Coliseu, pois teríamos que passar o tempo, visto que só tínhamos o comboio de volta a casa às 6:15.
De referir que os outros dois rapazes são grandes amigos meus, inclusive um deles é um dos elementos do blog (Cavaleiro de Estugarda), o de casaca branca. E se hoje estou aqui a publicar isto é graças a eles!
Obrigado Paulo, Obrigado Fábio, Obrigado João Pedro Pais, Obrigado Mafalda Veiga.
A aos músicos que o acompanham: Filipe Raposo (piano, wurlitzer e acordeão); Rui Almeida (piano e hammond); Vicky (bateria); Mário Peniche (baixo); Massimo Cavalli (contrabaixo).

31 comentários:

Sara disse...

Não sei o que dizer...não sei de facto o que escrever!! ..assisti a cada pedacinho de cada video e digo que todos me arrepiaram... o calor humano foi enorme,as músicas ,quantas mais vezes as ouço,mais as considero lindissímas e únicas... =) 'Balançar' vai ser um sucesso sem dúvida..tem uma letra envolvente,uma melodia espectacular...
Só queria ter oportunidade de ir ao coliseu de lisboa,e não posso..depois de ver tudo isto,de partilhares conosco todos estes bocadinhos ainda com mais pena fico...
Contudo..sinto.me cada vez mais cúmplice e a Mafalda envolve-me cada vez mais com cada verso,palavra,aconchego...

Calimera disse...

Bemm!!!! Ganda noite :)
E eu tão pertinho e não fui.... A vida tem destas coisas.
Fiquei feliz por nos teres dado esses momentos.
Mas melhor que o espectáculo, desculpa a sinceridade, são as fotos. Deliciosas. E que honra posares ao lado do João Pedro Pais....
Parabéns.
Beijinho :)

Sol da meia noite disse...

Parabéns pelo post, Márcio!
Fabuloso!
Arrepia a alma!

Beijinhos!!!

Resgate Salta disse...

Parabéns pela reportagem, Márcio.
Gostei muito.

Rui Caetano disse...

Muio interessante, ouvi e vi e gostei bastante.

Tiago R Cardoso disse...

Estou a ver que passastes uma grande noite, embora não seja um grande apreciador dos dois artistas, encontro na musica deles algumas boas passagens. De qualquer forma, parabéns pelo post, gostei.

quintarantino disse...

Mais um banho de cultura...
Quanto à Mafalada, serão tiques de vedetismo ou timidez?

Daniella disse...

Acho que “a junção” do João Pedro Pais e da Mafalda Veiga foi muito bem “feita”, o resultado foi muito bom!
Os vídeos estão bons, mas a fotografias não ficam atrás…

vf disse...

È claro que gostei da teu lado reporter,nas olha lá márcio, tinhas mesmo que vir pôr aqui a je roídinha de inveja,tinhas?
O que vale é que eu dou muito valor á política de boa vizinhança senão......:D
Bjocas

Ricardo disse...

excelente márcio...
podias postar os vídeos no blog.. muito fixe que tá!

MEGA concerto..
yupi..

1 abrao
Ricardo

http://clubejpp.blogspot.com

Anónimo disse...

oi! eu adoro joao pedro pais,mafalda veiga nem por isso:)
já assisti a muitos espectaculos dele e adoro e sei k é ele k escreve as letras dele:) eu tabalho de vez em quando com a banda Iris e sei todos os segredos dos cantores:) j.p.pais tmb têm os seus. este ano assisti ao concerto dos delfins em monte gordo e por acaso filmei com camera e tenho fotos com ele,por acaso nao demorei mais de 10 minutos para tar com ele,ele apareceu logo ao pessoal:) os famosos e suas manias,conheço muitos ,mas o k eles têm a mais k eu é dinheiro pq do resto comem frango como a gente :) ainda o mes passado andei a jantar com alguns em lisboa. obrigado por me visitares:) bjo
as fotos tao lindas
carla granja

SF disse...

Que bela escolha, Márcio!
Amo Mafalda Veiga e a "Cada lugar teu" é das minhas favoritas... além de tanto que traz á memória :)

Beijinhos

RDSER disse...

Oi passando para deixar-te abracinhos.

Anónimo disse...

Sou sincera: começei a gostar das musicas da mafalda veiga dps de ouvir estas serem cantas neste projecto. a junção das vezes deles resulta mt bem! :D

fui uma das sortudas a ganhar premios da swatch num concurso da melhor frase. e lá veio o cd autografado ;) como ñ podia ficar feliz???

xtr3m disse...

retiraste-me dos favoritos pk?

Lídia Amorim disse...

lado a lado é um projecto fantástico... "paciência" um tema da banda "luiz e a Lata" que agora renasce em duas das mais fantásticas vozes nacionais. :)

Julieta disse...

Epá eu também queria!!
Marcio, isto é para fazer inveja??
LoOl
Conseguiste! ;p
Deve ter sido mesmo o máximo.

Beijinhos carinhosos

Cavaleiro de Estugarda disse...

maximo enviame as fotos todas para aki: paulomfc@portugalmail.pt

mas enviame o mais rapido possivel..abraço..

esta noite foi deveras espetacular..lol...

Anónimo disse...

Ainda bem que gostas-te do Concerto.

Julieta disse...

Oh Marcio, aquela foto não é do sitio de onde sou... esta foto é de Óbidos (uma das minhas ultimas paixões)... e olha que se calhar estou mais tempo perto de Guimarães do que do Mar...
Mas é perto do Mar que me sinto bem...

Beijinhos carinhosos

Unknown disse...

Vejam, vejam! Os meninos! :D*

quintarantino disse...

Então?

*Um Momento* disse...

Uau...
Excelênte
Não conhecia este cantinho
Parabéns !
Deixo um Sorriso e o desejo de um bom dia
(*)

Anónimo disse...

olá! passei para ver se tinhas novidades e para te dizer k hoje tenho um poema mais simples sem picante k é para não exagerar :) bjo
amigo
carla granja

o_cao_que_morde disse...

Hoje dia 4 de Outubro dia dos animais, o meu Blog está de luto pelos maus tratos em animais, nomeadamente experiências laboratoriais, touradas, maus tratos nos circos, abandono, etc.
Põe tu também hoje o teu blog de luto.

Bichinho disse...

Que união de 2 vozes.

Beijo fantasma.

Visão Caleidoscópica disse...

Olá Márcio!
Grande tributo ao J.P. e à Mafalda!
Sim senhor, fazes aqui uma descrição pormenorizada de um grande espectáculo e deixaste transparecer pelas tuas palavras a emoção que sentiste.
Parabéns pelas palavras, pelo espectáculo e por gostares tanto de música portuguesa, coisa rara nos jovens de hoje.
Deixo um beijo e o desejo de um bom fim de semana prolongado.
Até mais....

Nil Borba disse...

Muita musica hein??

Gostei.
beijos

Anónimo disse...

Para que palavras... A música pode falar por nós, as imagens...bjocs

Mar disse...

A Mafalda não é difícil. E se o for, garanto-vos que não são truques de vedetismo. Porque ela é das pessoas mais simples que já tive o prazer de conhecer.

Anónimo disse...

Lidia Amorim
A musica "Paciencia" não é dos Luiz e a Lata. É do Lenine e tem, sem duvida, uma versão brilhante do Luiz e da sua banda.
AL