domingo, julho 01, 2007

O Coiso

Já algum tempo que venho a pensar neste assunto. Tentei arranjar uma explicação para o facto das palavras mais usadas em Portugal são "Coisar", "Coisa(s)" e "Coiso(s)". Não entendo sinceramente. Mas pensando bem, a palavra coisa é uma palavra global, que pode e é usada quando não sabemos realmente o nome dos objectos, pessoas, actos, etc. Vou tentar desenhar uma conversa entre duas amigas adolescentes:

Ana: Então onde foste?
Patrícia: Fui á casa do Tiago.
Ana: Fazer o quê?
Patrícia: Fui lá fazer umas coisas.
Ana: Coisas? Que coisas?
Patrícia: São coisas entre nós.
Ana: Ok.
Patrícia: E tu? Onde tiveste?
Ana: Fui coisar umas "cenas"
Patrícia: Que cenas?
Ana: Umas coisas que a minha mãe disse para fazer.
Patrícia: Olha quero-te contar um segredo.
Ana: Diz...
Patrícia: Eu vi o coiso do Tiago.


Bem esta pode ser umas das conversas típicas de duas adolescentes, e se repararmos bem uma atribui uma sinónimidade da palavra "Coisas" á palavra "Cenas", parece que é uma evolução mais juvenil e uma transformação de "Coisas" para "Cenas". Tentei ainda arranjar uma definição para a família da palavra "coisas", mas não encontrei nada. Bem cá vai a minha definição que fiz.

Coisa: Ocultação ou substituição de uma esquecida palavra, onde procedemos á utilização desta palavra. Globaliza um indeterminado conjunto de termos. Pode ser utilizada para a renomeação de um orgão sexual. Podem ser definida a utilização desta palavra como um desenrasque/ajuda para a conversa onde não sabemos o nome exacto ou subjectivo da palavra.

PS: Cuidado com as coisas que irão escrever nos comentários.

5 comentários:

stubby_boardman disse...

tens é coisa a mais dentro dessa cabeça.. merecias levar um coiso no coiso, mas um coiso tão coiso que até ficavas coiso...

és mesmo coiso!

Resgate Salta disse...

Que coisas, Coiso!

Márcio disse...

só tu, fonixe... tipo a pensar k sabe coisas sobre raparigas... quem te ouvir falar até pensa que és um coiso com muito coiso... mas nao es nada coiso.

1/2Kg de Broa disse...

Só um reparo em relação ao questionário: Eu faço apostas online. No site da UEFA... e não se paga. Isso sim é que é fiável!

R. disse...

ahahhh este post ficou altamente coiso :0)