terça-feira, julho 24, 2007

O preço dos 99 cêntimos

Se há coisa que a mim me deixa chateado é quando tenho que pagar alguma coisa que custe 99 cêntimos ou termine nesse valor (ex: 3.99€).
Há uns dias atrás, quando fui ao delegado de saúde na minha cidade romana, tive que pagar uma quantia (agora já não me lembro o valor exacto) que terminava em 99 cêntimos. Quando a senhora secretária (que até é muito simpática) me disse o valor até sorri, ela retribuiu o sorriso (a pensar de certeza: “tens razão, mas o que queres que eu faça?”).
Quando lá cheguei estava uma pessoa à minha frente, mas acabei por ir em terceiro (chegou lá uma terceira pessoa que me pediu para deixar ir à frente, porque estava em trabalho e teria que apanhar o autocarro. Digam lá senão sou simpático :) ). As pessoas até pagaram, tal como eu, o preço arredondado… porque realmente, o que fazer com aquele cêntimo??? Bem, só se for para atirar ao árbitro já que o campeonato está para começar (ah, desculpem… o apito dourado já acabou :) ).
Então e quando se vai às compras!? Este fenómeno chega mesmo ao exagero de acontecer isto em todos os produtos… Mas pior: colocam (ex: um produto custa 2.99€) o 2 em letras bem grandes e depois o 99 em letras minúsculas (coitadas das pessoas que não vêem bem, todas as vezes que vão às compras devem pensar: “lá vou eu ser burlada de novo”). Porque raios não arredondam os preços?! Não seria tudo bem mais simples?!

26 comentários:

R disse...

De certeza que é uma estratégia de marketing

Sol da meia noite disse...

Nunca ouviste dizer que anda meio mundo a enganar o outro meio? :)

Anónimo disse...

Trata-se de uma jogada psicológica: 23 euros e 99 não são 24.

O que gostei mais do post foi do fim do "Apito Doirado", assim mesmo, de oiro!

Como é que sabes?

Anónimo disse...

concordo plenamente com o Sr. Faria...23 e 99 nao são 24......questoes de markting

Resgate Salta disse...

Quasi...

Dara Samora disse...

Hey Márcio!

Antes de mais, thanks pela visita (sempre que quiseres, já sabes...volta!) e obg por me adicionares à tua lista de "Blogs Desconhecidos", lol ;p

Quanto ao que aqui escreveste, concordo plenamente contigo.
Já tenho pensado várias vezes nesse assunto, e a questão do 2 (por ex.) em tamanho GRANDE e os pobres dos 99cent. "ali" como que, escondidinhos!
Sabem-na toda, essa é que é essa, lol, marketing!
É verooo acontece com muitaaa frequencia, e percebe-se porquê, né?!?

VOU VOLTAR! ;)

Kissss**

sonhadora disse...

As f�rias chegaram. Parto amanh�. Levo todos no cora�o. Os meus sonhos s� foram poss�veis porque acreditaram em mim e deixaram-me sonhar.Obrigada!
Deixo beijinhos embrulhados em abra�os

Gasolina disse...

AH! Mas já reparaste que são os próprios "enganados" que tratam de arredondar o preço? Para cima?
3, 99? OH, deixe lá isso... e pronto, daqui, dali, de outro se vão somando os "restos"... Quanto dá no final do dia???

Um abraço para ti.
Bom! Para arredondar! Para os rapazes deste "canto" já muito meu conhecido.

ruth ministro disse...

É uma estratégia de venda, 2.99€ é diferente de 3.00€ quando se olha... agrada mais, apesar de ir dar ao mesmo! Efeitos psicológicos... :)

Beijinhos

Cavaleiro de Estugarda disse...

pois mas ja n é a primeira vez que eu vou ao supermercado que fica no forum vizela mesmo á entrada..em frente ao larshop e 5 á sec...e que nao vou dizer o nome dele...e vou la comprar umas bolachas ke kustam 0.89 cent. eu do noventa e eles dizem que nao têm uma moeda de 1 cent. pa m dar e pedem desculpa... agora pergunto-me se fosee eu k ficasse a dever 1 centimo será k podia pedir desculpa e eles deixavam-me trazer as bolachas???? pois...

Francis disse...

os gajos divertem-se com isso, e é bom para a circulação das moedas de 1cent coitadinhas.

GarçaReal disse...

Isto deve ser chamada a lei do engano.Parece sempre ser,o preço com um euro abaixo...
bj

1/2Kg de Broa disse...

Pois. E nos postos de gasolina? O litro é 1.298€.
Deixo aqui um reparo engraçado:
"o 2 em letras bem grandes". Números. ;)

Margarida disse...

Obrigada pela visita :)

Eu sempre que me aparecem esses preços exijo sempre o troco... se pagar 4,99€ com ma nota de 5€ fico empre à espea do troco e só saio da loja com o raio do cêntimo na mão... Acho que é uma roubalheira descarada, pois de cêntimo em cêntimo vê lá tu quanto é que ganham as lojas ao fim do mês...

Gasolina disse...

Cavaleiro de Estugarda!

Boa nota!
Nem mais!


Deixo uma vénia para os rapazes!

PS.: Márcio se quiseres saber as respostas...

Unknown disse...

é tudo uma questao de marquetim amigo!! sabes que ouvir dizer por exemplo 4.99 as pessoas dizem ó só custa quatro euros e tal e nao esta errado né?
custa cinco euros e ás x temos de deixar passar o centimo que nao teen para nos dar!! hihi!!
é portugal meu amigo... portugal...
jokas fofas

Vegana da Serra disse...

Não digas isso... nunca ouviste dizer que de grão a grão enche a galinha o papo?

PS: já tens resposta no meu blogue :P

Phoenix disse...

lololo..epah 1 pessoa ve 3,99 e pensa..bem sao 3 euros e tal (pelo menos algumas pessoas)..ciencia do marketing

:)***
(sorry a intrusao)

LuzdeLua disse...

Ola Márcio...de que forma levariam 1, 2, 3 ou mais produtos sem se aterem ao verdadeiro preço não é mesmo? Assim, as lojinhas de R$-1,99 do Brasil iriam a falência. Mas, confesso que por aqui todos fazemos uma verdadeira farra com esta história de "centavos a menos". Na verdade, enchem os olhos mesmo. Mas também já pensei muito sobre o que escreveu. Adorei a sua casa. Beijos

White_Fox disse...

Mt estratágia que anda aí por trás...

White_Fox disse...

Ah, e ainda vai mt tinta correr por causa do apito dourado...
(mas devo dizer k sempre achei piada ao nome do processo)

Joana disse...

olá amigo..pois as vezes, penso nisso...
mas realmente..também , não sei porque
penso que é para pensarmos que estamos a pagar 2 euros quando na verdade são três..mas há muita gente que em vez de dizer custa três euros, diz: custa 2 euros e tal..e assim vai se enganando e vamo nos enganando.
beijokitas doces para ti

Dark disse...

Vejamos. Se, durante um mês, se puser cada 1 cêntimo recebido como troco, no final ainda se conseguem ter alguns trocos. :)

Obrigado pelo comentário no meu blog.

*

Visão Caleidoscópica disse...

O marketing é tramado!!!
E a publicidade enganosa também....
Cêntimo aqui, cêntimo ali....
Aplica-se o velho ditado:
"Baguinho a baguinho, enche a galinha o papinho!"
Reivindiquemos os nossos centimos, JÁ!!!
Um beijo.
Até mais....

Calimera disse...

Concordo plenamente.
Marketing
e roubo à nossa carteira. Não perdoo. 1 cênt. aqui outro ali faz as contas ao final do ano e vês quanto dá....
Passei por aqui e não quiz deixar de manifestar o meu agrado pelo blog.
Bj

gata disse...

seria sim. mas ninguém gosta muito de simplificar(a vida dos outros) e pronto!