segunda-feira, agosto 20, 2007

No calor da noite

A situação surge com a rapidez de um punhal que se crava no recanto mais profundo do nosso ego. Tremem os alicerces da paternocracia. «Pai, Mãe, hoje posso sair?» «Sair? Quando? (agora não já é tão tarde!). Com quem? (Cuidado que anda aí muita gente de más intenções. O Zé? Não conheço. Que também anda na tua escola? Mas eu nunca fui á tua escola! Achas que tenho tempo para conhecer a tua escola?). e porquê sair? (não estás aqui tão bem?). E onde? (parece que não vês as notícias das discotecas e droga). E dinheiro? Ah! "Isso" já me vens pedir. Pois, assim já percebo. Mas explica-me só por que queres sair, que é para eu perceber. O que é que te deu? Já não gostas de ver televisão connosco? E vais ás docas?» «Esse sítio é uma porcaria. Como é que conseguem estar a olhar uns para os outros com cara de parvos uma noite inteira?» «E a música...música, enfim, aqueles batuques. Vocês gostam mesmo disso?».
Como explicar a urgência, de sair, respirar, viver, mesmo que se tenha os melhores pais do mundo, que se gosta da casa, que se seja "normal", bom aluno e "temente a Deus"? Como fazer ver o nosso grupo, ao qual pertencemos de corpo e alma, é aliciante? Que gerir o tempo, as vontades, os saberes e os afectos é prioritário? Como explicar que nos preparámos todo o dia para o jogo da sedução. E que queremos seduzir ou ser seduzidos? Ou se calhar que só queremos ver, os nossos olhos, com a nossa opinião, a face oculta da Lua, mesmo que nos jurem que em nada é diferente da que se vê da Terra?

16 comentários:

SF disse...

Não se explica... o conflito de gerações vai existir sempre. Um dia seremos nós no lugar dos Pais.

Soube bem o que era isso. Sou filha única e... mulher!
Um dia passa tudo. Sem stress!
:)

Ácido Cloridrix HCL disse...

Olha amigo Marcio,,,, tou plenamente de acordo aí com a SF,,,, meus pais já se tentaram integrar na minha pedalada,,, mas eu tive uns pais 5 estrelas,,, mas muitos não acompanharam a evolução dos filhos,,,, e eu proprio, sendo pai,,, tb estranho algumas atitudes e gostos dos meus,,,, mas isso tudo vai acontecer com eles tb,,,, é uma reacção em cadeia,,, não propriamente um conflito de gerações, mas algo normal que aconteça,,,,, claro que há limites, e há pais que abusam,,,, asssim como os há filhos que pisam riscos demais,,,, não aichas????
HCL

amigona avó e a neta princesa disse...

No calor da noite a vida tem outra dimensão...há sempre problemas entre pais e filhos que, geralmente, se repetem anos mais tarde quando os filhos se tornam pais...o importante é cada um não perder o norte ao seu caminho...deixo-te um abraço amiguinho e o desejo de que tenhas um BOM DIA!

White_Fox disse...

Os meus pais nunca me proibiram assim de sair! Sempre fui mt responsável... (:P)

Anónimo disse...

Ás vezes é complicado...
Ajudou-me ir estudar para fora lol
Semppre com muita, muita responsabilidade!

=^.^=

quintarantino disse...

Aguardo curioso por esse dia...
Para já, só curioso. Depois não sei no que me meterei.

Resgate Salta disse...

Já passei pelo mesmo que os jovens, quando era só filha. Agora passo pelo mesmo que a minha mãe passou, porque sou mãe.

Sol da meia noite disse...

Entendo-te...
Sentes-te um passarinho a quem cortam as asas sempre que precisa de voar...
Mas nunca desistas. O relógio não pára.

Mil raios do meu Sol para ti!!!

Portugal. The Man disse...

Gostei muito deste Blog. Identifico-me com os temas que aborda. Estéticamente está muito apelativo.
Parabéns!
Continuação de um bom trabalho e até à próxima.

Márcio disse...

Agora tocaste num assunto que é um bicho-de-sete-cabeças para muitos jovens e pais… acho que acima de tudo, o importante é criar uma base de confiança!

RDSER disse...

Pais e seus zelosos cuidados.
Verdade é, Nunca crescemos para eles...
abraçinhos.

Euzinha disse...

Olá Cavaleiro de Estugarda.
Como te entendo, como é dificil que os nossos pais entendam que já somos crescidos. Para eles seremos sempre os seus meninos, que têm de proteger seja a que custo for.
Não vou dizer que um dia vais ser igual para com os teus filhos, tudo vai depender da tua forma de ser e da deles. mas com toda a certeza, por muito liberal que sejas na altura, vais ter os teus medos, seja por agir duma forma ou de outra. Pois acredita que não é fácil para os pais serem do contra, eles sabem que essas atitudes trazem desconforto e muitas vezes revolta.
Sou filha única, e nem imaginas o que eu passei.
Um beijinho e espero saias sempre que possivel.
E.

Ana A. disse...

Perguntinhas complicadas, essas...

Cavaleiro de Estugarda disse...

A todos os que comentaram este texto, a todos um muito obrigado seria muito me util se tivesse a passar por esta situaçao. realmentenao estou. este texto escrevi-o nao porque tou a passar mas porque ja passei. exatamente komo a maior parte dos blogers comentaram, é uma confiança entre pais e filhos que tem de haver. ja a passei e agora tenho muita liberdade mas claro sempre dentro dos limites. escrevi este texto aqui para abordar uma situaçao dificil, mas que é sempre questionada em todas as familias. acho que me fiz perceber :) abraço e beijos

Gasolina disse...

Fizeste-entender sim Cavaleiro.
Mas o teu texto faz e continuará sempre a fazer todo o sentido!

É que a Lua continua a ter um lado oculto também...

Beijinhos!
Muito Bom!

Unknown disse...

Desculpa, Márcio, deve ter sido um mal entendido da minha parte. Não fiques zangado. =) Um beijo*