quarta-feira, agosto 01, 2007

Recomeçar de novo...

Nestes últimos tempos tenho acompanhado de perto um processo de divórcio, de uma pessoa minha amiga. Tem-me custado bastante, porque eu próprio não sei bem como lidar com esta situação, as palavras certas nestas alturas…
Já estava desconfiado que este dia iria acabar por chegar, apesar de nunca lhe ter tocado no assunto… sentia nela algo que lhe estava a deixar bastante angustiada e triste, mas não queria contar. Escusava-se a falar das coisas de casa, fora obviamente do filho. E do pouco que já a conheço, percebi logo que não era mulher de aguentar muito tempo a situação pela qual estava a viver.
Depois de algumas tentativas de alertar o agora ex-marido, disse-me que precisava de falar urgentemente comigo.
- Porquê eu? – perguntei-lhe.
- Foste a única pessoa que foi capaz de perceber que algo não estava bem comigo, e além disso, ninguém sabe da existência de ‘nós’” – disse-me.
Depois de ter a certeza que era isso mesmo que ela queria, dei-lhe a força e coragem necessária para avançar em frente com o divórcio e não desistir a meio de todo o processo, para não se descair nas jogadas sentimentais de quem quer que fosse! Porque no mundo em que vivemos já ninguém é obrigado a serviu de empregada ao seu próprio marido e controlada…
Sabia que era capaz, ainda para mais com o apoio do filho (é criança, mas não bebé). “Mãe, só quero que sejas feliz”, disse depois de a mãe lhe colocar a par de tudo.

15 comentários:

Cavaleiro de Estugarda disse...

E infelizmente são cada vez mais os casais que não vêm o seu casamento num mar de rosas, mas nem os mais felizaes vêem mas conseguem superar os obstaculos...Há casos em que a solução é mesmo o divórcio, mas outros os casais podiam se esforçar um bocado...Abraço

sonhadora disse...

Há situações em que o divórcio é o melhor caminho a tomar.
Beijinhos embrulhados em abraços

Sol da meia noite disse...

Uma história de coragem.

E nessa situação, todo o apoio é bem vindo.
Tens um bom coração, Márcio.

Beijinho!

Espaços abertos.. disse...

São nestas situações que se verifica onde estão os verdadeiros amigos, bem hajas!
Ajudastes alguém que numa oportunidade muito crítica da vida necessitava de um ombro amigo.
Bjs Zita

Calimera disse...

Bem haja a tua sabedoria para saberes lidar com a situação. Nada fácil acredito. E apoia incondicionalmente essa criança que de certeza vai precisar do carinho de todos.
Bj Grande

Unknown disse...

Deve ser um processo tão moroso e tortuoso, o divórcio. Bem, mas ainda bem que há bons amigos como tu. E é um bom filho, esse. =) beijinho*

Joana disse...

eu presenciei um divorcio da minha irmã mais velha é complicado..mas como tudo na vida....também é superavel..ainda mais se temos amigos que nos apoiam...a tua atitude é muito bela...ajudar o proximo, o amigo...são acções dignas e de louvar!!
parabéns!
beijocas doces

Célia Carvalho disse...

Não é uma situação facil essa, já a vivi do outro lado, como filha de pais divorciados.
Muitas vezes a demora na decisão de por fim a uma relação passa por não querer "magoar" os filhos, não vendo que, muitas vezes, eles sofrem mais com a situação que se mantem. Pessoalmente sou da opinião que os pais não têm de ficar juntos só por causa dos filhos muito pelo contrario... Diz á tua amiga que o filho sempre a apoirá seja a decisão que tome, isso ficou bem explicito na frase dele, e ele tambem mais feliz ficara com a felicidade dos pais, mesmo que por camihnos separados.

Daniel J Santos disse...

Já vi um da minha irmã, hoje está muito bem, refez a vida dela, também vi um de um amigo e hoje também está muito bem. É preferível a separação, apesar dos filhos, do que continuar o sofrimento.

DS disse...

Obrigado pelo incentivo e boa continuação para todos vocês, mostram que os desconhecidos tem muito para dar a conhecer!

SF disse...

Infelizmente, nos tempos que correm, as decisões de casar e descasar são tomadas de forma leviana e irreflectida. Não me parece que tenha sido o caso, nesta situação em particular e, assim sendo, ela tomou a melhor decisão e terá, concerteza, o apoio de todos.
Coragem! A vida começa agora!

R. disse...

um beijo!!!!

Gasolina disse...

E tu és um grande HOMEM.


Beijo, Márcio Máximo

Daniella disse...

A tua amiga foi muito forte…
Eu tenho uma colega de trabalho a que está sempre a queixar-se do marido. Uma vez eu perguntei-lhe porque é que ela aguentava uma situação daquelas. Ela responteu-me: Eu amo-o… vou deixa-lo porquê?
E está a ficar muito “acabada”…
Amores destes não consigo compreender!...

Pinceza disse...

Quando os amigos existem servem para comemorar alegrias e ajudar nas derrotas, para dar apoio quando mais precisamos... Tal como tu fixes-te...
Beijos...