quinta-feira, agosto 02, 2007

Pirataria ou Partilha?





A Polícia Judiária fechou a aproximadamente uma semana atrás o maior Site de Partilha de ficheiros português. Ao que consta e ao que li, o Dono do Site (Luís Ferreira), fez uma queixa dum outro site ao utilizar um nome parecido com a "Marca Btuga". A polícia investigou e resolveu apreender os servidores do Btuga. Sendo eu um utilizador já com algum tempinho nestas "andanças", fiquei muito triste pelo meu 3ª Lar ter fechado. Mais do que um Site de Partilha era onde cerca de 160,000 utlizadores ( 1.6% de Portugal), todos os dias falavam, conversavam, desabafavam, tiram as suas dúvidas e apreendiam milhares de conhecimentos. Informo á TVI que divulgou a notícia como sendo do campo de "Pirataria", que aprenda melhor a ver as coisas e que não se precipite, pois o Btuga além de não ser Ilegal, não é nem de perto nem de longe um site de pirataria. E queria agora informar á PJ que acabaram de beber um copinho de água de um longo oceano. Pois podem fechar á vontade os de Portugal porque a gente vai para os Internacionais, e estes vocês nem lhes podem cheirar. Senhores membros da PJ, ainda têm muita água para beber . A partilha de ficheiros, e não PIRATARIA nunca vai acabar. Um abraço ao Luís Ferreira e como diz no próprio site http://www.btuga.com/ , Até já Btuga.

13 comentários:

Daniel J Santos disse...

Por isso é que eu sou a favor de software livre, estou farto de encher o bolso a a magnatas.

Cavaleiro de Estugarda disse...

Exacto tiago, em alguns dos casos o Software livre traz-nos mais vantagens que as versões pagas..temos o caso do blender. MAs na sua maioria o software pago vale a pena. Mas não é dinheiro que me sai com gozo da carteira. Abraço

Daniel J Santos disse...

Márcio,
tens razão, acho que neste mundo se não fosse-mos todos um pouco malucos, dificilmente conseguíamos sobreviver.
Sou fã também pelas letras.

Daniel J Santos disse...

Felizmente, é preciso procurar um pouco, já se encontra software livre melhor que os pagos, exemplo o Openoffice para mim melhor que o office normal, o linux nas suas diversas versões, eu uso o ubuntu, tudo gratuito.

Cavaleiro de Estugarda disse...

Exacto. So um pequeno reapro não sou o Márcio, sou o Cavaleiro.

stubby_boardman disse...

ya... já tinha visto a notícia na TV... coitado do Trinca (nome fictício), deve tar fechado no quarto a chorar que nem uma madalena... onde já se viu, fecharem o bTuga... o rapaz perdeu metade da sua identidade...

Gasolina disse...

Cavaleiro,

Mas concordas que a pirataria é uma praga, ou não?

Deixo um abraço forte.

Sol da meia noite disse...

Pois...

Quando se tem razão, nunca se deve abrir mão da razão que se tem.

Força, Márcio!!!

Cavaleiro de Estugarda disse...

Sim gasolina, sou contra a pirataria. Mas a partilha de ficheiros na Internet não é pirataria. Pirataria é vender por exemplo filmes, musica ilegal. Atençao VENDER. Na internet cirlculam milhares de ficheiros e posso ter um filme por exemplo e quere-lo partilhar com outros utilizadores. Isso não é ilegal e é o que se passa aqui. Por isso, é que mais tarde ou mais cedo o Btuga irá abrir outra vez. Beijo

Sol da meia noite este texto não é do márcio.

1/2Kg de Broa disse...

"posso ter um filme por exemplo e quere-lo partilhar com outros utilizadores. Isso não é ilegal"

Discordo totalmente disso. Não seria ilegal se tu ficasses sem o filme!
É equiparável ao exemplo: compras um cd. Emprestá-lo ao teu amigo não é crime. Mas dar-lhe uma cópia é.

E é isso que se faz no btuga. Cópia. E cópia é crime.

O que a PJ achou é que, do mesmo modo que quem facilita a prostituição também é punido, quem facilita a pirataria também o pode ser. Se bem que aqui, e desconheço os termos de utilização do BTuga, o simples facto de ter os servidores não deve ser causa de punição.

Daniel J Santos disse...

A minha a minha primeira observação foi para o Márcio, que visitou o meu Blogue e claro a segunda para o Cavaleiro, tudo bem...

Márcio disse...

Caro colega e amigo,
A nossa sorte (apesar de não usar o btuga, mas outro) é que a lei está mal feita e nestes casos protege os pecadores. Sabes tão bem como todos nós que isso da partilha é uma treta! Aquilo que se faz nesse tipo de sites é roubar os autores…

Cavaleiro de Estugarda disse...

1/2 de broa, a cópia não é ilegual...se eu comprar um cd e fizer uma cópia não é ilegal ... pk eu posso muito bem fazer uma cópia de segurança para mim. é perfeitamente legal.